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CINEMA
Centro Cultural exibe seis produções, numa mostra que passa longe dos filmes de arte de Manoel de Oliveira
Ciclo apresenta "tesouros" portugueses
PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha
O cinema português não é apenas o autoral de Manoel de Oliveira, que, a partir de um enredo essencialmente lusitano, remete à temática universal.
Na mostra "Tesouros do Além-Mar", que vai até o próximo dia 4
de julho no Centro Cultural São
Paulo, o cinema lusitano aparece
de jeito "informal", nos moldes do
cinema comercial.
São seis filmes dos anos 80 e 90
(leia programação no quadro ao
lado), indo da comédia ao suspense, passando até pela guerra.
O de hoje é "O Bobo", de José Álvaro Morais. O filme junta o teatro
de Alexandre Herculano -figura
conhecida na arte cenográfica lusitana- com um assassinato (pretexto clássico no cinema de enredo). Neste caso, um crime durante
a montagem de uma peça teatral.
Há adaptações de livros, como
"Balada da Praia dos Cães", rodada em 86 por José Fonseca e Costa.
Aqui, um revolucionário aparece
morto na tal praia dos Cães, sob o
regime de Salazar.
O diretor também dirigiu uma
comédia de humor negro -"A
Mulher do Próximo" (88)-, sobre
amores e paixões.
Mas há filmes que firmam a tradição dramática portuguesa. É o
caso de "Chá Forte com Limão"
(93), de António Macedo, em que
um segredo macabro move o suspense (que mais parece drama),
numa mansão.
O Brasil não foi esquecido na
mostra, já que em "Duma Vez por
Todas" (87), filme policial de Joaquim Leitão, um piloto brasileiro é
um personagem relevante. Ele, no
caso, está envolvido em tráfico de
drogas e acaba levando a protagonista do filme, uma garota de programa.
Para os fãs de guerra, é boa opção
fugir dos filmes norte-americanos
e conhecer "Um Adeus Português"
(85), de João Botelho. Mais do que
um filme de guerra, aqui o psicologismo ganha vulto. Um pequeno
pelotão de soldados, em plena
África portuguesa, se perde e questiona as razões da guerra em que
combatem.
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