São Paulo, Terça-feira, 29 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO
"Uma Viagem pelo Cangaço" está no CCSP
Mostra de Lampião volta a São Paulo

free-lance para a Folha

A exposição "Lampião - Uma Viagem pelo Cangaço" volta ao circuito da cidade, no Centro Cultural São Paulo, reunindo, além de dezenas de utensílios dos cangaceiros, obras do artista plástico Aldemir Martins.
São três as obras em serigrafia de Martins, todas elas doadas pelo artista à neta de Lampião, Vera Ferreira, que também é curadora da mostra, com o pesquisador Antônio Amaury Corrêa de Araujo.
Corrêa possui mais de 170 horas de entrevistas gravadas por cerca de 4.000 pessoas, que dizem respeito à história de Virgulino Ferreira, o Lampião.

Fotos
Graças a esse trabalho, o público poderá ver as famosas e raríssimas fotos (cerca de 70) que o libanês Benjamin Abrahão tirou do líder do cangaço, nos anos 30. Corrêa também contribuiu, nos anos 70, no roteiro do primeiro programa "Globo Repórter", que falava sobre o último dia de Lampião.
Além das fotos, estão expostos chapéus de couro, um punhal que pertenceu a Corisco (o braço direito de Virgulino) e até um cacho de seu cabelo.


Mostra: Lampião - Uma Viagem pelo Cangaço Quando: ter. a dom., das 9h às 22h (até 18 de julho) Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, zona região central, tel. 3277-3611) Quanto: entrada franca Patrocínio: Grupo Dana de Autopeças


Texto Anterior: Música: The Mamas and the Papas relembra sucessos dos anos 60
Próximo Texto: O bom do dia: Mineiros mostram arte nova no Sesc
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.