São Paulo, Domingo, 29 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

TEATRO
Espetáculo dirigido por Hamilton Vaz Pereira está em cartaz no Tom Brasil de sexta a domingo
"5 x Comédia" é uma aula de besteirol

Divulgação
Miguel Magno, Cláudia Raia, Luiz Fernando Guimarães, Débora Bloch e Diogo Vilela, atores de '5 x Comédia'


NELSON DE SÁ
da Reportagem Local

"5 x Comédia" não é o mesmo espetáculo de quatro anos atrás, de mesmo nome. Em primeiro lugar, o diretor-geral Hamilton Vaz Pereira não faz mais a integração -em cena ele próprio ou pela encenação- dos quadros.
Agora são cinco, como poderiam ser seis ou três quadros. Cada um tem sua existência isolada, com qualidade elevada em todos, mas em vôos individuais. Estão já distantes do evento improvisado, da brincadeira que deu origem a tudo no Rio, em homenagem ao besteirol.
Dois quadros são quase os mesmos de antes: "Oh! Que Delícia de Língua", de Mauro Rasi, com Débora Bloch, e "Não se Fuma em Cingapura", de Vicente Pereira, com Diogo Vilela. O ator ganhou certo mecanicismo, com o tempo. Mas a atriz, que volta ao palco, está mais atirada, agressiva no humor -e faz a cena mais arrebatadora da noite.
Das novas cenas, Cláudia Raia volta ao teatro com texto de Miguel Falabella, "Pequenas Empresas Grandes Negócios", sobre uma madame tornada traficante. O talento cômico se aprimorou na atriz, no que se prenuncia como, quem sabe, seu primeiro passo antes de retomar os musicais.
Luiz Fernando Guimarães faz agora um ótimo texto de Mauro Rasi, "O Império do Velcro", sobre um garoto de programa. Com atuação atlética, de grande empenho físico, está preciso no humor e na crítica. Falta a irresponsabilidade, a leveza que havia no Asdrubal, grupo dele e de Hamilton.
Disputando com Débora Bloch o posto de melhor quadro na flagrante competição que existe entre os cinco, Miguel Magno é o besteirol vivo em cena. Desta vez faz "O Vencedor", texto de Felipe Pinheiro, como ele, precursor do gênero. É um homem que parou de fumar. O esforço que faz, até a vitória, é reproduzido num crescendo de histeria cômica. É uma aula.


Avaliação:    



Peça: 5 x Comédia Direção: Hamilton Vaz Pereira Quando: sex. e sáb., às 22h; dom., às 20h Onde: Tom Brasil (r. Olimpíadas, 66, tel. 820-2326) Quanto: R$ 20 a R$ 45


Texto Anterior: Domingo no parque: Zeca Baleiro faz show pela educação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.