São Paulo, quarta, 29 de outubro de 1997.



Índice

INTERVENÇÃO URBANA
Projeto acontece de terça a domingo entre a estação da Luz e as antigas indústrias Matarazzo
"Kino trem" integra evento Arte/Cidade 3

EDILAMAR GALVÃO
especial para a Folha


O "kino trem" talvez seja a experiência mais integradora do evento Arte/Cidade 3, projeto de intervenção urbana que acontece nos antigos Moinho Central e indústrias Matarazzo, em um trecho ferroviário de 5 km, entre a estação da Luz e a Água Branca.
O "kino trem" foi desenvolvido sob a direção do videomaker Lucas Bambozzi, da cineasta Eliane Caffé e do produtor cultural Fabiano Gullane, com projeto gráfico de Ricardo Ribenboim. Fará o trecho entre a estação da Luz e as indústrias Matarazzo, passando pelo Moinho Central.
Durante a viagem um carrinho oferecerá um "cardápio" de vídeos de curta duração sobre a história do lugar, dos arredores e do Arte/Cidade. "É uma referência à experiência russa do 'kino trem' que serviu como instrumento de divulgação cultural", explica Bambozzi.
Nas indústrias Matarazzo foi montada uma central de exibição do "kino trem" com aproximadamente 40 monitores que estarão exibindo vídeos pré-gravados ou gravados pelo público do Arte/Cidade 3. Quem quiser se aventurar como artista poderá retirar uma câmera num dos vagões do trem ou na central de exibição.
Para completar a instalação, uma unidade móvel com uma equipe de gravação também fará imagens nos arredores da área de intervenção do Arte/Cidade, que serão transmitidas ao vivo na central de exibição do "kino trem". Essa mesma unidade móvel terá um televisor que estará transmitindo imagens da central. Esse mecanismo cria a possibilidade da comunicação ao vivo entre pessoas que estejam nesses dois lugares.
Bambozzi explica que o "kino trem" foi uma experiência russa, nos anos 30, que serviu aos ideais da revolução na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
O trem e o cinema foram os veículos disponíveis e capazes na época de promover a integração num espaço tão grande, como era o território russo. Os trens eram pintados no lado externo funcionando como exposição itinerante e, no espaço interno, eram montados estúdios. "A idéia não era refazer a experiência, o trem é um lugar de passagem. Dentro dessa releitura, quisemos salientar a comunicação", disse Bambozzi.

Evento: Arte/Cidade 3 (projeto de intervenção urbana)
Onde: trajeto entre a estação da Luz e as indústrias Matarazzo (entrada e estacionamento na av. Francisco Matarazzo, 1.096), com acesso apenas pelos dois locais e uma parada no Moinho Central Quando: de terça a domingo, das 12h às 21h. Até 30 de novembro Quanto: entrada franca



Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.