São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra exibe filmes de Veneza

DA REPORTAGEM LOCAL

Sede do mais tradicional festival de cinema do mundo, Veneza inspira a mostra "Venezia Cinema Italiano", aberta ao público em São Paulo nesta quinta-feira, na galeria Olido. São seis filmes italianos exibidos no festival deste ano, além de "Casanova", de Fellini, que vem em cópia restaurada. O ciclo acontece também em Brasília.
Entre as produções, a que possui rostos mais conhecidos do público brasileiro é "Mary", de Abel Ferrara, que venceu o Prêmio Especial do Júri. Nele, Matthew Modine é Tony, ator de sucesso que assume o papel de Jesus Cristo no longa que está dirigindo; Juliette Binoche faz Marie, que interpreta Maria Madalena no filme dentro do filme. O elenco ainda traz Forest Whitaker e Heather Graham.
Único não-inédito por aqui dentre os filmes da safra 2005, "I Giorni dell'Abandono" (Dias de abandono) foi exibido na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Baseado em romance de Elena Ferrante, conta a história de Olga, mulher de 40 anos de vida feliz, com casamento aparentemente estável. Ela entra em colapso quando o marido a abandona e a troca por outra.
Entre outros destaques estão "Musikanten", de Franco Battiato, sobre uma roteirista televisiva obcecada pelo trabalho de Beethoven, e "Texas", de Fausto Paravidino, sobre um grupo de jovens que enfrenta os revezes da passagem para a vida adulta.
A mostra é uma iniciativa da Embaixada da Itália e da Bienal de Veneza, em colaboração com a Subprefeitura da Sé, a Secretaria de Cultura de São Paulo e do Distrito Federal e o Istituto Italiano di Cultura.


Texto Anterior: 19ª Mostra do Audiovisual traz o rock à cena
Próximo Texto: Crítica/"O Águia": Valentino personifica estrangeiro cordial da Hollywood dos anos 20
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.