São Paulo, domingo, 29 de novembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Show em parque tem a perícia de Buddy Guy

Aos 73 anos, o guitarrista norte-americano é destaque de evento no Ipiranga

Ídolo de Eric Clapton e Jimi Hendrix, o blueseiro se apresenta às 17h25; antes, sobe ao palco a cantora de jazz Dianne Reeves

Divulgação
O bluseiro norte-americano Buddy Guy, que se apresenta hoje no parque da Independência

DA REPORTAGEM LOCAL

Rock, jazz, soul. Classificar Buddy Guy apenas como blueseiro seria cometer um reducionismo com esse mestre que influenciou de Eric Clapton a Jimi Hendrix.
Aos 73 anos, esse norte-americano nascido em Lettsworth, Estado da Louisiana, se apresenta hoje no parque da Independência, no Ipiranga, como um dos destaques do evento gratuito Telefônica Open Jazz.
Outra atração é a cantora americana Dianne Reeves, 53. Guy já esteve no Brasil em algumas oportunidades -a última delas, em 2008. É do ano passado o seu mais recente álbum de estúdio, "Skin Deep". Os shows de Guy costumam ser agitados e surpreendentes -ele toca guitarra como se fosse a coisa mais fácil do mundo; conversa e brinca com o público e não raro chama gente da plateia para tocar guitarra com ele no palco.
O estilo incendiário de Buddy Guy serviu de inspiração para, por exemplo, Keith Richards -Guy pode ser visto no documentário "Shine a Light" (2008), sobre os Rolling Stones, filmado por Martin Scorsese.
Em eleição promovida pela revista americana "Rolling Stone", Guy foi escolhido o 30º melhor guitarrista da história. Ele deve subir ao palco do Ipiranga às 17h15. Antes, às 16h, é a vez de Dianne Reeves. Assim como acontece com a guitarra de Buddy Guy, a voz de Dianne Reeves cai bem em diversos estilos -jazz, música clássica e soul são os exemplos mais marcantes.
Ela já atuou ao lado da orquestra do Lincoln Center e da Sinfônica de Chicago, além de ter se apresentado com Wynton Marsalis. No elogiado álbum "When You Know", lançado em 2008, Reeves interpreta canções de amor com acento pop, como "Just My Imagination" (dos Temptations), e a alegre "Today Will Be a Good Day".


TELEFÔNICA OPEN JAZZ

Artistas: Buddy Guy, Dianne Reeves
Quando: hoje, a partir das 16h
Onde: pq. da Independência (av. Nazaré, s/nº, Ipiranga; tel. 2273-7250)
Quanto: grátis
Classificação: livre



Próximo Texto: Rita Ribeiro requenta o disco "Tecnomacumba"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.