São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

SHOW

Trabalho do artista baiano com músicas de Bob Marley estréia hoje temporada de duas semanas no DirecTV Music Hall

Gil despolitiza o reggae em São Paulo

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Bahia e Jamaica reúnem-se hoje no palco do DirecTV Music Hall, na estréia paulistana do show "Kaya n'Gan Daya", em que Gilberto Gil se rende ao repertório reggae de Bob Marley (1945-81).
Entre as 19 canções prometidas no roteiro (leia à direita), nem tudo é Bob Marley, entretanto. Gil revisita também seu próprio repertório reggae, com "Extra" (83), "Vamos Fugir" (84) e "Barracos" (85), e homenageia o reggae à moda dos Paralamas do Sucesso, com "Alagados" (86).
Ainda por cima, converte ao gênero a bossa nova de "Garota de Ipanema" (59), comprovando a máxima de que para os tropicalistas todos os caminhos levam ao papa João Gilberto, 70.
"Marley é o João Gilberto do reggae, juntou em torno de si um grupo de músicos que reproduzem com excelência o som que ele criou. Chamo o reggae de bossa nova do rock, e, nesse sentido, ele é um gênero histórico, não é episódico, de moda", conceitua, discordando que o reggae seja, em 2002, um estilo musical meramente anacrônico.
"Emendo "Garota de Ipanema" em "Waiting in Vain" (77), como a colocar samba em "Waiting in Vain" e reggae no samba", conclui a explicação, lembrando também as relações que seu disco e show fazem entre Marley e Luiz Gonzaga, entre o reggae e o baião.
Gil sobe ao palco hoje com sua extensa banda demonstrando-se satisfeito com as versões que fez para alguns dos sucessos de Marley, criticadas por alguns por suavizarem a temática política revoltada dos reggaes originais.
"Resisti a adotar a ênfase condenatória dele, de dizer "você pensa que está no céu, mas está no inferno". Eu não sou assim, sou o cara do perdão", diz, referindo-se a sua versão plácida para "Time Will Tell" (78).
Se é por isso que "Kaya" (maconha, na designação de Marley, e também nome de música de 78) virou "Kaya n'Gan Daya" (brincadeira com verso de "Dancin" Days", das heroínas da discothèque brasileira, Frenéticas) na linguagem de Gil, vá ao DirecTV a partir de hoje esperando muita gandaia e pouca indignação social. O reggae jamaicano fixou residência temporária no circuito Bahia-Rio-São Paulo.


KAYA N'GAN DAYA - show de Gilberto Gil com músicas de Bob Marley. Onde: DirecTV Music Hall (av. dos Jamaris, 213, Moema, tel. 5643-2500). Quando: quinta, às 21h30, sexta e sábado, às 22h, e domingo, às 20h (até 9/6). Quanto: de R$ 25 a R$ 80.



Próximo Texto: Teatro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.