São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

Texto Anterior | Índice

ARTES VISUAIS

Trabalhos do artista plástico serão integrados à paisagem da cidade

Cláudio Tozzi vai "colorir" avenidas

ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO

Seguindo a cartilha do marketing cultural, o projeto Arte Urbana, concebido e realizado pela fabricante de tintas Lukscolor, propõe integrar obras do artista plástico Cláudio Tozzi e a paisagem das avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Bandeirantes (zona sul de São Paulo), numa espécie de versão privada da operação Belezura -projeto da prefeitura para limpar muros e monumentos.
As intervenções, que contam com o apoio da Secretaria das Subprefeituras de São Paulo, devem começar em julho, com previsão para serem concluídas, 22 mil litros de tinta depois, em outubro. A Lukscolor estima que o projeto custará em torno de R$ 500 mil, e o contrato estabelecido com a prefeitura garante a manutenção das obras, a cargo da empresa, até 31 de dezembro do ano que vem.
Apesar do investimento, as obras não terão a marca do patrocinador. "Não queríamos atrapalhar a obra de arte", afirmou Cristina Potomati Fiuza, sócia-diretora da empresa.
Murais em grandes formatos foram planejados para adornar 11 viadutos e muros das duas vias. Serão pintadas séries de faixas paralelas em cores condizentes com as tonalidades já existentes em cada região.
Assim, para o Jabaquara optou-se pelo azul, por conta dos espaços mais abertos, enquanto a região do Ibirapuera ganha tons esverdeados, e a área próxima ao aeroporto de Congonhas recebe o amarelo, aproximando-se do laranja da torre de sinalização do Ministério da Aeronáutica.
O artista ressalta que as obras também propõem integração com o espaço, na medida em que a percepção dos murais pode ser alterada dependendo da velocidade em que passa o espectador.
Cláudio Tozzi tem no currículo algumas obras em locais públicos, como a pintura "Zebra", na lateral de um prédio da praça da República, em 1972, "Colcha de Retalhos", de 1979, na estação Sé do metrô, e "Movimento", de 1990, na estação Barra Funda.


Texto Anterior: Sala Cinemateca homenageia Mauro Alice
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.