UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

CINEMA

"Daunbailó" traça painel minimalista

Divulgação
Tom Waits interpreta um DJ desempregado em "Daunbailó"


PEDRO BUTCHER CRÍTICO DA FOLHA

Nos idos dos anos 80, Jim Jarmusch mostrou que o cinema americano não era escravo da ação e que seus personagens poderiam estar livres da ditadura dos heróis míticos. Na época, ver "Estranhos no Paraíso" (84) e seus tipos "gauches" foi um alívio e um choque: ao mesmo tempo em que trazia a possibilidade do vazio para um cinema marcado pela estética da saturação, fazia isso com doses de energia e paixão no mínimo improváveis. Foi um daqueles filmes capazes de reavivar a crença no cinema americano.
Essa crença se confirmou no longa "Daunbailó" ("Down by Law", 86), filme de hoje da sessão Cineclube (Cinesesc). Levando adiante o humor de "Estranhos no Paraíso", respeitando o foco nos personagens "gauches" e a fé na fotografia em preto-e-branco (assinada pelo genial Robby Müller), "Daunbailó" confirmou o diretor como um dos grandes talentos dos anos 80. Com "Estranhos no Paraíso" e "Trem Mistério" (89), o filme forma uma trilogia de personagens sem rumo, painel carinhoso e sórdido dos perdedores da América.
O mesmo ator de "Estranhos no Paraíso", John Lurie, ganhou nesse filme a companhia de outros tipos desajustados que dividem com ele uma cela de prisão em Louisiana, sul dos EUA. Lurie é Jack, cafetão de ocasião, e Tom Waits é Zack, DJ desempregado. Os dois se odeiam. Entre eles aparece Roberto, italiano extravagante de inglês péssimo, vivido por Roberto Benigni.
Benigni é a chave do humor do filme, pois Jarmusch usa sua figura espaçosa e barulhenta como contraste para o silêncio minimalista de Jack e Zack. Desde a abertura, uma série de "travellings" montados em continuidade revelando a beleza suja da paisagem, "Daunbailó" se faz arrebatador. Seguem-se momentos de equilíbrio entre silêncio e humor, poesia e melancolia, reforçados pela força da imagem de Robby Müller e pela trilha sonora, formada por canções de Lurie e Waits.


Daunbailó
Down by Law
    
Direção: Jim Jarmusch
Produção: EUA, 1986
Com: Tom Waits, John Lurie, Roberto Benigni
Quando: hoje, às 21h, no Cinesesc. Na mesma sessão é exibido o curta "Coffee and Cigarettes" (de Jim Jarmusch, com Iggy Pop, Tom Waits)



Texto Anterior: Literatura: Joca Reiners Terron arromba as portas do nefasto "Hotel Hell"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.