São Paulo, Terça-feira, 05 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE OLHO NO MUNDO

Uso de antibióticos na ração faz surgir superbactérias

das agências internacionais

A utilização constante de antibióticos na alimentação animal está causando a aparição de superbactérias, alarmando o meio científico. O problema pode se tornar questão de saúde pública.
O assunto foi objeto de debate em encontro da Associação Americana de Microbiologia, realizado em São Francisco, na California, na semana passada.
Apesar de os antibióticos inseridos na alimentação animal não serem os mesmos usados na medicina, os cientistas acreditam que algumas bactérias podem ter se tornado resistentes a ambos.
Além disso, há o temor de que essas superbactérias possam ser transferidas da carne para o consumidor pela alimentação.
Inspeções feitas em granjas de frango nos EUA encontraram bactérias resistentes inclusive à vancomicina - último recurso utilizado pelos médicos quando todos os outros tratamentos com antibióticos falham em pacientes.
Também foram identificados microorganismos resistentes a alguns antibióticos de uso humano. As bactérias, no caso, pertenciam ao gênero Salmonella y Campylobácter, que causam distúrbios gástricos.
O governo norte-americano já pensa em limitar o uso desses produtos. Na Europa, a proibição de quatro tipos de antibióticos usados na alimentação animal causou prejuízos milionários a grandes multinacionais do setor.


Texto Anterior: Painel Rural
Próximo Texto: Vendas chegam a US$ 4,3 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.