São Paulo, Terça-feira, 05 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maringá leva 700 lotes à nacional

da Reportagem Local

Começa dia 11 deste mês, em Maringá, norte do Paraná, a 8ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil, que traz como destaque na sua programação um torneio leiteiro.
"Participam dele somente fêmeas simental. A proposta do torneio, que será realizado pela primeira vez durante a exposição nacional, é mostrar a aptidão leiteira da raça", diz Alan Fraga, superintendente da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil, cuja sede fica no Espírito Santo.
Ele diz que a nacional deverá reunir 700 animais no total, sendo 530 simental e 170 simbrasil.
A raça simental é suíça e chegou ao país no início deste século. Já a simbrasil é nacional, resultante do cruzamento entre a simental e a indubrasil.
Os criadores vão promover também um abate de animais que já estão sendo engordados no parque de Maringá.
A intenção é mostrar os estágios da cadeia da carne, que compreendem o animal vivo, a carcaça abatida e a carne já no prato, explicam os organizadores.
A criadora Maria Lúcia Bourg, de Lucianópolis (SP), diz que preparou 15 animais para a nacional. Ela destaca a vaca Marywood Bold Soleil.
Segundo a criadora, ela venceu todas as exposições das quais participou neste ano, com destaque para a Expocorte e a Feapam de Ribeirão Preto.
"Ela tem tudo para ser grande campeã em Maringá."


Texto Anterior: Leilões & Criação: Simental faz média de R$ 8.800 em SP
Próximo Texto: Ilha Verde é campeã da feira de Rio Preto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.