São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL RURAL

Leite argentino
A crise econômica pela qual atravessa a Argentina também está se refletindo no consumo de leite naquele país. Segundo dados dos laticínios locais, as vendas internas caíram 7% este ano. O preço ao produtor também caiu 7,5% no período.

Praga no figo
Os produtores de figo em Valinhos estão enfrentando sério problema com uma praga. Responsável por 90% da fruta produzida em São Paulo, a região teve 40% de sua produção perdida pela ação da mosca. Ela se reproduz rapidamente, atacando os frutos em maturação.

Esforços
Para combater a praga, o Instituto Agronômico (IAC) está desenvolvendo estudos para determinar o ciclo de desenvolvimento da mosca e saber a melhor forma de controle. Cerca de 74 frutíferas já foram atacadas pelo inseto, entre elas o abacaxi, a manga e o mamão.

Cabernet catarina
Produtores da região de São Joaquim, no planalto serrano catarinense, estão aderindo ao plantio das uvas cabernet sauvignon, espécie européia e matéria-prima para bons vinhos.

Condições favoráveis
Técnicos da Epagri, órgão da Secretaria da Agricultura, constataram que o Estado reúne clima, solo, temperatura e umidade favoráveis ao cultivo das sauvignon e incentivam o plantio.

Café queimado
A quebra na safra de café no Paraná será maior do que os 75% previstos anteriormente pelo Deral, órgão ligado ao governo do Estado. O departamento irá rever hoje sua estimativa, que deve apontar uma perda acima de 80%.

Geada e ajuda
O motivo para a quebra foram as geadas ocorridas no último inverno. Antes delas, o Paraná esperava colher 2,9 milhões de sacas de 60 kg. O governo federal anunciou na última semana uma ajuda de R$ 42 milhões para a poda de cafezais no Estado.

Fumo liberado
Com produção menor do que a do ano passado, os produtores gaúchos de fumo começam hoje a vender os primeiros lotes desta safra, que deverá atingir 500,5 mil t. Em 99/2000, em condições excepcionais de clima, a produção atingiu 539 mil t.

Ciclos anuais
Tão anual quanto o ciclo do fumo é a discussão entre agricultores e indústria por conta dos preços. Os primeiros querem um aumento de 23% em relação à safra anterior. Já a indústria aceita pagar 6% a mais. Ainda não há acordo.

Prejuízo químico
Além do Paraná, os prejuízos provocados pelo fungicida Rhodiauram, da Aventis, também chegaram a Mato Grosso. Sojicultores locais negociam um acordo com a empresa.



Texto Anterior: Mercado: Venda de alimento deve crescer
Próximo Texto: Agenda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.