São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sara Lee pretende manter os negócios da União

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A presença estrangeira na indústria de alimentos avança no Brasil. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) analisa a operação de transferência das três marcas tradicionais de café criadas pela Cia. União para a norte-americana Sara Lee Company, que assume negócios da ordem de R$ 450 milhões.
Os novos donos pretendem evitar rupturas de negócios pelo menos em um prazo de um ano."Não mexeremos em nada. Primeiro vamos conhecer a empresa", diz Maurílio Lobo Filho, presidente da empresa Café do Ponto, subsidiária da Sara Lee.
A Cia. União produz café em uma unidade no bairro da Mooca, em São Paulo. A localização é considerada inadequada.
"Há um problema logístico de movimentação do produto. O ideal é ter uma unidade fora da região metropolitana de São Paulo", reconhece o presidente da Café do Ponto. Ele descarta, no entanto, qualquer plano de fechamento da unidade na Mooca a curto prazo, bem como demissões.
"Compramos só os ativos da empresa. O prédio é alugado, e os 325 empregos serão mantidos."
Ele diz que serão necessários dois anos para "digerir" a nova empresa, ou seja, para concluir o processo de aquisição.
Fundada por imigrantes italianos, a Cia. União completa 90 anos em outubro próximo e está entre as dez maiores torrefatoras do mundo, chegando a processar 100 mil t de café por ano.
Desde 1973, o controle acionário da empresa estava nas mãos da Copersucar (Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo), que agora vai concentrar sua atuação nos negócios de açúcar e álcool.
A Copersucar continua detendo a marca Açúcar Refinado União. A marca Café Caboclo é a mais antiga da Cia. União. Tem 70 anos. A marca Pilão está no mercado desde 1978.
Segundo a Copersucar, o licenciamento da marca Café União será por um período de dez anos. As empresas também firmaram acordo operacional para distribuir produtos. A transação entre a Sara Lee e a Copersucar veio à público há duas semanas no Diário Oficial da União. A negociação começou há um ano.
A Sara Lee Company é uma aliança entre duas empresas: a norte-americana Sara Lee Corporation e a holandesa Douwe Egberts. Em 1998, a Sara Lee adquiriu as marcas Café do Ponto e Seleto, bem como a Phebo, uma marca de cosméticos da Procter & Gamble. Hoje ela disputa com a Nestlé o título de segunda maior indústria de café no mundo.


Texto Anterior: Agrobusiness / café: Nova safra começa com atraso e polêmica
Próximo Texto: Frutas: Bebedouro negocia 15 mil mudas de coco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.