São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2000

Próximo Texto | Índice

PAINEL RURAL


Política de risco

A política européia de combate ao mal da vaca louca está sendo duramente criticada por cientistas locais. Os governos britânico e francês estão se incumbindo da tarefa de transportar, armazenar e destruir milhares de carcaças bovinas suspeitas de contaminação.

Lixo tóxico

As observações dos cientistas mostram o pânico que há hoje na Europa: o "lixo tóxico" poderia vazar durante o transporte ou o armazenamento para redes de abastecimento de água, se espalhar pelo ar ou ser comido por pequenos animais, como roedores, causando risco à população.

Sem ração
Na última semana, os ministros da Agricultura europeus decidiram proibir por seis meses o uso de rações de origem animal, tidas como principais vetores da doença. Quem está feliz com isso são os exportadores brasileiros de soja, tida como alternativa na alimentação bovina.

Algodão-doce
Redes de supermercados do Rio e de São Paulo estão distribuindo um brinde inusitado para as crianças neste mês: algodão-doce orgânico.

Campanha
A distribuição está sendo promovida pela Usina São Francisco, que fabrica o açúcar Native e que pretende, com isso, difundir a alimentação orgânica entre as crianças.


Menos maçã
O maior produtor brasileiro está tendo problemas em seus pomares. A safra de maçã em Santa Catarina pode ser reduzida em 40%, segundo a Secretaria da Agricultura.
A expectativa inicial era a colheita de 425 mil t das variedades gala e fuji.

Chuvas
Segundo a secretaria, o volume deve ficar entre 225 mil t e 320 mil t.
A quebra foi provocada pelo excesso de chuvas. No ano passado, o Estado colheu mais de 500 mil t da fruta.

Caviar ameaçado
A ONG ambientalista WWF alerta: pode haver um colapso no mercado mundial de caviar.
O motivo é a pesca predatória e o comércio ilegal de esturjões, que vêm ocorrendo no mar Cáspio e são controlados, em grande parte, pela máfia russa.

Esclarecimento
O governo gaúcho está pedindo esclarecimentos à Avipal sobre a venda de ovos de aves alimentadas com milho transgênico importado da Argentina.
A empresa já foi multada pelo Procon em R$ 500 mil.

Perda no café
Morreu na última quarta-feira, em Brasília (DF), o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Roberto Abreu, considerado uma das maiores autoridades brasileiras em cafeicultura.


Próximo Texto: Amazônia: Pneu Xapuri ajuda a preservar a floresta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.