São Paulo, terça, 13 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL RURAL

Café exportado
O volume da exportação de café em grão no mês passado foi de 2,1 milhões de sacas, 66% superior ao do mesmo mês do ano passado. É a maior quantidade exportada este ano, segundo a Abecafé.

Atraso no porto
Esse resultado se deve, em parte, aos embarques que deveriam ter sido realizados em agosto, mas foram adiados por causa da greve de portuários e funcionários da Receita Federal.

Safra menor
Levantamento feito pela Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) mostra que a safra de café a ser colhida em 99 será 38% menor que a deste ano.

Estresse hídrico
Além do ciclo bianual, safras grandes intercaladas com pequenas, outros fatores seriam o agravamento do estresse sentido pelas plantas por causa da estiagem e as elevadas temperaturas registradas de maio a setembro.

Venda de máquinas
As vendas de máquinas agrícolas atingiram 2.481 unidades em setembro último, o que representa uma queda de 1,82% em relação às de agosto deste ano. No acumulado do ano, o volume de vendas é 22,38% superior ao do mesmo período de 1997.

Pizza pronta
A Sadia investiu US$ 17 milhões na unidade industrial, em Ponta Grossa (PR), para produzir pizzas, com capacidade de 230 t/ dia.

Quebra na laranja
O Departamento da Agricultura dos EUA (Usda) prevê uma quebra de 22% na safra de laranja da Flórida por causa de problemas climáticos. Deverão ser colhidas 190 milhões de caixas de laranja, a menor safra desde 1993/94.

Dívidas prorrogadas
O Ministério da Agricultura encaminhou para a aprovação do Conselho Monetário Nacional proposta prorrogando por mais dez anos as dívidas securitizadas com vencimento este mês.

Agronegócio paulista
O Banco do Brasil está abrindo cinco novas salas de agronegócios no Estado de São Paulo, em Franca, Mococa, Ituverava, São Manuel e Espírito Santo do Pinhal, regiões tradicionais de café, soja, algodão e milho.

Horário de verão
A BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) adota novo horário de pregão a partir de hoje.
O mercado de café irá operar até o próximo dia 23, das 11h às 15h45. A partir do dia 26, das 12h às 16h45. O mercado de soja, das 14h15 às 16h15. O novo horário vai até o dia 13 de fevereiro de 99.

Proteção de cultivares
O governo criou a CNPC (Comissão Nacional de Proteção de Cultivares), o que deverá ampliar o número de pesquisas e parcerias entre empresas produtoras de sementes, além de provocar um crescimento na oferta de variedades e híbridos adequados às condições de clima e solo brasileiros.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.