São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL RURAL

Reflexos da seca
A seca e a geada que castigaram grande parte da produção na última safra estão tendo reflexos negativos nas vendas de produtos químicos, de acordo com as indústrias.

Crescimento modesto
Segundo o Sindag, muitos agricultores deixaram de fazer os tratos culturais e utilizarão agora parte dos agrotóxicos adquiridos em 99. Com isso, o setor espera fechar o ano com crescimento de 5%, desempenho considerado modesto.

Renovação da frota
As vendas estão crescendo, mas ainda deve demorar cerca de três anos para que o país renove sua frota de máquinas agrícolas, segundo a Anfavea. Dos 460 mil tratores, cerca de 35% têm entre 15 anos e 25 anos de uso. Entre as 49 mil colheitadeiras, o índice é de 25%.

Juros menores
Pérsio Pastre, vice-presidente da Anfavea, diz que o plano de renovação da frota, no qual o governo reduziu as taxas de juros para facilitar as compras, é a principal causa do aumento de 23,1% nas vendas este ano.

Leilão
Um dos últimos leilões de cavalo árabe desta temporada acontece no próximo dia 21 de novembro, no Jóquei Clube de São Paulo. Ali será realizado o 3º Leilão Brasil Endurance, com 25 lotes de animais selecionados para provas de enduro.

Ração para aves
O mercado de rações para a avicultura deve voltar a crescer este ano, segundo as indústrias do setor. As vendas devem atingir 20,1 milhões de t este ano, contra 19,2 milhões de t em 99 e 17,1 milhões de t em 98, de acordo com o Sindirações.

Milho por arroz
A escassez de milho no país, que deve continuar até a próxima colheita, pode levar o governo a promover a substituição do grão pelo arroz nas rações. Técnicos da Conab já avaliam a possibilidade de vender os 2 milhões de t de arroz em estoque.

Exportação de café
As exportações brasileiras de café durante o mês de outubro caíram em comparação ao mesmo período do ano passado. As vendas atingiram 1,882 milhão de sacas naquele mês, contra 2,013 milhões de sacas em 99.

Solúvel cresce
A novidade foi o crescimento nas vendas de café solúvel, que atingiram o equivalente a 220,7 mil sacas em outubro, contra 196,6 mil sacas no mesmo período do ano passado. É o maior volume vendido em outubro desde 97.

Dinheiro para a pesca
Convênio firmado entre o governo e a Universidade Federal Rural de Pernambuco irá destinar R$ 369,8 milhões à capacitação técnica de pescadores do Estado. O objetivo é habilitá-los para fazer a pesca do atum.



Texto Anterior: Arroz e feijão iniciam safra em crise
Próximo Texto: Agenda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.