São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MERCOSUL
Argentina libera fronteira para tomate do Brasil
A Argentina suspendeu na última semana as restrições que vinha impondo ao tomate importado do Brasil.
Os Estados mais afetados com a medida eram Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Desde o dia 8 de outubro, as cargas ficavam retidas na fronteira até que os resultados dos exames laboratoriais para verificar a sanidade do produto ficassem prontos.
O procedimento foi adotado a partir da emissão de uma circular do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa).
Os caminhões paravam no posto de fiscalização para retirada de amostras do produto, que seriam encaminhadas ao laboratório da Senasa, em Buenos Aires. Mas a carga seguia normalmente para a Argentina, antes do resultado das análises.
Diante da nova determinação, as cargas ficavam retidas na fronteira por cerca de 48 horas, levando à deterioração do tomate e, portanto, inviabilizando as exportações.
No ano passado, o Brasil exportou para a Argentina aproximadamente 55 mil t de tomate, o que corresponde a US$ 12,4 milhões.
Cerca de 30% das remessas ocorreram nos meses de setembro e outubro.



Texto Anterior: Radar: Chuva ajuda a recuperação do solo
Próximo Texto: Seminário discute bacias hidrográficas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.