São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGROINDÚSTRIA
Empresa tem 200 mil plantas e oferece parceria a agricultor
Pupunha é alternativa para pequenos em Bocaina (SP)

DA REPORTAGEM LOCAL

Árvore típica da Amazônia, a pupunheira pode virar fonte de renda para os pequenos produtores da região de Bocaina (305 km a noroeste de São Paulo).
Um projeto implementado no município tem como objetivo a instalação de uma indústria para o processamento do palmito, extraído da planta.
A Taboca Mercantil Agroindustrial, empresa que lidera o empreendimento, já tem no município uma área com capacidade para 200 mil árvores plantadas.
"Quando ocorrer o primeiro corte, previsto para maio, a indústria já estará em funcionamento", diz Thomaz Diegues Junior, diretor da Taboca.
Segundo ele, a fábrica deverá ter capacidade para absorver a produção de 1 milhão de plantas.
"A idéia é atrair os produtores locais, especialmente os pequenos, para que eles produzam as 800 mil restantes", afirma.
Esse número deverá ser atingido nos próximos cinco anos, quando, segundo ele, a fábrica já estará exportando sua produção.
Para tanto, serão necessários cerca de 40 agricultores locais, e o investimento previsto é de cerca de R$ 20 mil para cada um.

Parceria
Mais do que garantir a compra da produção, a empresa que lidera o projeto está propondo uma parceria aos produtores, que teriam participação nos lucros da indústria.
Está recebendo a ajuda do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O Sebrae irá orientar os agricultores para que se organizem por meio de uma EP (Empresa de Participação).
"Nesse modelo, cada produtor é acionista da empresa, que irá prestar serviços às fazendas, além de controlar a indústria", diz o coordenador do projeto de Empresas de Participação do Sebrae, Marcio Landes Claussen.

Curso
Também engajada no projeto, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeaesp) estará promovendo, no dia 17 de junho, um curso sobre o cultivo, a comercialização e a industrialização do palmito de pupunha.

ONDE SABER MAIS - Aeaesp, tel. 0/xx/ 11/221-6322.


Texto Anterior: Radar: Seca pode afetar o plantio do trigo
Próximo Texto: Agrobusiness - Informática: Internet disputa os negócios da fazenda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.