São Paulo, terça, 30 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feijão perde terreno na safra de inverno

da Reportagem Local

Maior Estado produtor de feijão do país, o Paraná irá reduzir em 18% sua área dedicada à cultura nesta safra de inverno.
De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná), o Estado deverá destinar 23 mil ha para a cultura. Na safra de inverno do ano passado, o feijão ocupou uma área de 28 mil ha.
O feijão é uma cultura que possui três épocas diferentes de plantio.
A primeira safra, com plantio em agosto e colheita a partir de novembro, rendeu ao Paraná 372 mil t. Esse número representou uma queda de 4,5% em relação à safra passada. A área não teve alteração.
A segunda safra, conforme os números do Deral, teve um aumento de 46% na área, que alcançou 95,6 mil ha.
O aumento de área acabou se refletindo na produção de feijão do Estado, que colheu no mês passado e neste mês 107 mil t, volume 54% superior ao da safra passada.
Não foi somente no Paraná que o feijão perdeu terreno no inverno.
Em São Paulo, segundo estudo feito pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola), a safra de inverno no Estado, cujo plantio está em fase final, poderá ter redução de área de 32%, na cultura irrigada, e de 24%, na convencional. Boa parte está sendo substituída por soja, em São Paulo, e por café, no Paraná.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.