UOL

São Paulo, sábado, 01 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer discutir novo contrato social

DA REPORTAGEM LOCAL

O documento preparado pelo governo para servir de referência ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social propõe a construção de um novo contrato social para o país.
Para o governo do PT, a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aponta para a possibilidade de construção de um país socialmente justo.
A elaboração do contrato social dependeria, na visão do governo, de "parceiros estratégicos" -empresários, trabalhadores e entidades organizadas.
Como exemplos a serem seguidos, o documento cita experiências de sucesso na área em seis países, entre eles Espanha, Portugal e Itália.
O papel do governo no processo seria o de "gestor" do contrato, ou "maestro", como definiu o ministro Tarso Genro. Ele regeria o "concerto de idéias" em torno das reformas.
"Concertação não significa renunciar aos próprios pontos de vista. Mas buscar pontos de vista comuns para a sociedade avançar na afirmação do valor da democracia", disse.


Texto Anterior: Agenda petista: Tarso quer reforma trabalhista neste ano
Próximo Texto: Servidores dizem que não aceitam reforma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.