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MÍDIA
Revista de
Carnaval tem
incentivo
de ministério
da Reportagem Local
O Ministério da Cultura aprovou
a concessão de incentivos fiscais
para a edição de uma revista publicada pela empresa ZMM Comunicações e Marketing, fundada
por José Maria Monteiro, ex-diretor financeiro da Telebrasília até o
final do ano passado e atual presidente da Cosesp (Companhia de
Seguros do Estado de São Paulo).
A "Revista de Carnaval", que teve uma tiragem superior a 100 mil
exemplares, foi distribuída aos assinantes do "Jornal do Brasil" e
também durante o Carnaval em
diversos camarotes no Sambódromo do Rio. Na capa, consta um selo do Ministério da Cultura indicando que a revista foi beneficiada
pela Lei de Incentivo à Cultura.
Isso significa que os patrocinadores da revista podem descontar
no Imposto de Renda parte dos
seus gastos com a revista, segundo
Sérgio Castro, diretor da ZMM.
A revista foi impressa em papel
couché, de alta qualidade, colorida e com artigos de especialistas
em música e Carnaval famosos
-como Sérgio Cabral- publicados em português e inglês. A Folha apurou junto a duas gráficas
que o custo de impressão de uma
revista com as características da
"Revista de Carnaval" é estimado
entre R$ 200 mil e R$ 250 mil.
Castro disse que não poderia informar quais foram os patrocinadores da "Revista de Carnaval"
porque "alguns deles preferem
não aparecer". Segundo Castro,
nem todos patrocinadores colocaram anúncios na publicação, que
teria merecido o incentivo do Ministério da Cultura por "retratar a
cultura popular do Rio".
A revista tem 142 páginas, sendo
que, dos 21 anunciantes, 5 são governamentais: Caixa Econômica
Federal (com três páginas de
anúncios), Embratel, Telebrás e
Banco do Brasil (com duas páginas cada) e Telerj (com uma página). Ou seja, dos anunciantes governamentais, três são ligados ao
Ministério das Comunicações.
A Telebrás, a Embratel e o Banco
do Brasil informaram à Folha que
publicaram anúncios na revista
porque quiseram ligar a imagem
das empresas à festa. A Telebrás e
a Embratel disseram que foi obtido desconto no valor do anúncio
por causa do incentivo concedido
pelo Ministério da Cultura.
Para o secretário de Apoio à Cultura, José Álvaro Moisés, o projeto
da "Revista de Carnaval" é claramente cultural. "Uma revista com
tratamento qualitativo do Carnaval para ser distribuída gratuitamente", disse.
Moisés citou o "Jornal de Resenhas", uma publicação da USP,
Unesp e da Folha encartada mensalmente neste jornal, como
exemplo de publicação apoiada
pelo Ministério da Cultura e que
tem o mesmo selo da "Revista de
Carnaval".
A Cosesp forneceu duas informações diferentes sobre os atuais
vínculos de José Maria Monteiro,
presidente da estatal, com a ZMM.
A chefe de gabinete da presidência
informou primeiramente que ele
estava afastado da ZMM. Depois,
informou que ele havia saído da
ZMM. No expediente da revista,
consta o nome de Monteiro como
coordenador-geral.
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