São Paulo, domingo, 1 de março de 1998

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MÍDIA

Revista de Carnaval tem incentivo de ministério

da Reportagem Local

O Ministério da Cultura aprovou a concessão de incentivos fiscais para a edição de uma revista publicada pela empresa ZMM Comunicações e Marketing, fundada por José Maria Monteiro, ex-diretor financeiro da Telebrasília até o final do ano passado e atual presidente da Cosesp (Companhia de Seguros do Estado de São Paulo).
A "Revista de Carnaval", que teve uma tiragem superior a 100 mil exemplares, foi distribuída aos assinantes do "Jornal do Brasil" e também durante o Carnaval em diversos camarotes no Sambódromo do Rio. Na capa, consta um selo do Ministério da Cultura indicando que a revista foi beneficiada pela Lei de Incentivo à Cultura.
Isso significa que os patrocinadores da revista podem descontar no Imposto de Renda parte dos seus gastos com a revista, segundo Sérgio Castro, diretor da ZMM.
A revista foi impressa em papel couché, de alta qualidade, colorida e com artigos de especialistas em música e Carnaval famosos -como Sérgio Cabral- publicados em português e inglês. A Folha apurou junto a duas gráficas que o custo de impressão de uma revista com as características da "Revista de Carnaval" é estimado entre R$ 200 mil e R$ 250 mil.
Castro disse que não poderia informar quais foram os patrocinadores da "Revista de Carnaval" porque "alguns deles preferem não aparecer". Segundo Castro, nem todos patrocinadores colocaram anúncios na publicação, que teria merecido o incentivo do Ministério da Cultura por "retratar a cultura popular do Rio".
A revista tem 142 páginas, sendo que, dos 21 anunciantes, 5 são governamentais: Caixa Econômica Federal (com três páginas de anúncios), Embratel, Telebrás e Banco do Brasil (com duas páginas cada) e Telerj (com uma página). Ou seja, dos anunciantes governamentais, três são ligados ao Ministério das Comunicações.
A Telebrás, a Embratel e o Banco do Brasil informaram à Folha que publicaram anúncios na revista porque quiseram ligar a imagem das empresas à festa. A Telebrás e a Embratel disseram que foi obtido desconto no valor do anúncio por causa do incentivo concedido pelo Ministério da Cultura.
Para o secretário de Apoio à Cultura, José Álvaro Moisés, o projeto da "Revista de Carnaval" é claramente cultural. "Uma revista com tratamento qualitativo do Carnaval para ser distribuída gratuitamente", disse.
Moisés citou o "Jornal de Resenhas", uma publicação da USP, Unesp e da Folha encartada mensalmente neste jornal, como exemplo de publicação apoiada pelo Ministério da Cultura e que tem o mesmo selo da "Revista de Carnaval".
A Cosesp forneceu duas informações diferentes sobre os atuais vínculos de José Maria Monteiro, presidente da estatal, com a ZMM. A chefe de gabinete da presidência informou primeiramente que ele estava afastado da ZMM. Depois, informou que ele havia saído da ZMM. No expediente da revista, consta o nome de Monteiro como coordenador-geral.



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