UOL

São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientista político afirma ver traços "messiânicos"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O professor Otaciano Nogueira, do Departamento de Ciência Política da UnB (Universidade de Brasília), disse que o discurso de Luiz Inácio Lula da Silva é messiânico. Para ele, "esse é um comportamento arriscado, porque ele pode terminar se convencendo de que ele é imprescindível".
Na opinião de Nogueira, a crença na própria infalibilidade, revelada por Lula na sua entrevista de terça-feira, é dissociada da realidade, porque todo mundo erra. Na ocasião, Lula disse que não cometerá nenhum erro em política.
A tese de que a liderança de Lula tem origens messiânicas foi sugerida em novembro do ano passado pelo sociólogo José de Souza Martins, da USP.
Quanto ao fato de Lula discursar com mais frequência em momentos de dificuldade, Nogueira considera uma prática legítima. "Todo poder faz isso. É um papel reativo, que é mais frequente nos governos que agem em razão das dificuldades que surgem e não em razão de um programa", disse.
Para ele, Lula está abusando de uma prática "muito perigosa", que é discursar de improviso: "Um estadista não fala de improviso, principalmente num regime presidencialista. A palavra do presidente exerce um papel pedagógico, tem um peso muito grande". (WS)


Texto Anterior: Lingua solta: Deus vira obsessão nos discursos de Lula
Próximo Texto: Frases de Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.