São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirigentes do PT, PC do B e PSB devem terminar hoje a "nova Carta ao Povo"

MALU DELGADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os presidentes do PT, PC do B e PSB tentam finalizar hoje, em Brasília, o texto que entregarão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com propostas para um eventual segundo mandato. Apelidado de "nova Carta ao Povo Brasileiro", numa referência ao gesto feito por Lula em 2002, o documento só será divulgado pelo presidente após a convenção nacional do PT, marcada para o dia 24, em que assumirá sua candidatura.
Lula quer aguardar também a convenção do PMDB. Se o partido não lançar candidato próprio à Presidência, Lula vai solicitar aos dirigentes peemedebistas que enviem propostas para o segundo mandato. Desta forma, o documento final terá propostas de todos os possíveis aliados de Lula caso eleito.
O presidente tem participado de reuniões com dirigentes. Na semana passada, recebeu os presidentes do PT, Ricardo Berzoini, do PSB, Eduardo Campos, e do PC do B, Renato Rabelo, e o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais).
Os partidos tentam encontrar um nome que substitua o termo "nova carta", já que o tom do novo compromisso será totalmente distinto do feito na eleição passada. Depois de assumir o compromisso com a estabilidade econômica e contratos vigentes, numa linha ortodoxa esperada pelo mercado, Lula pretende agora fazer um pacto público para garantir o desenvolvimento econômico.
O presidente do PC do B afirma que a nova etapa de governo deve ter o desenvolvimento como meta. Para isso, os três partidos defendem a queda gradual na taxa de juros, um superávit primário que não inviabilize investimentos públicos e taxa de câmbio equilibrada. Vão propor também as reformas política, urbana e tributária como prioridades.


Texto Anterior: Saiba mais: Lula insinuou que Quércia era ladrão em 1994
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Grupo da CUT vai distribuir 360 mil revistas pró-Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.