São Paulo, domingo, 01 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIGAÇÃO
Ex-prefeito terá de explicar conta em Jersey

CPI da Dívida municipal transfere depoimento de Maluf para agosto

DA REPORTAGEM LOCAL

A CPI da Dívida Pública da Câmara Municipal de São Paulo transferiu a data do depoimento do ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) para o dia 13 de agosto. Maluf, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que pretende depor.
O ex-prefeito de São Paulo deveria ter comparecido à comissão anteontem, mas o depoimento acabou não acontecendo em virtude de outros compromissos da Casa, em especial a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Os vereadores querem ouvi-lo sobre a conta de cerca de US$ 200 milhões que ele possui no paraíso fiscal de Jersey, território autônomo pertencente ao Reino Unido, segundo a Folha apurou.
"Maluf tem muito a explicar sobre a origem desses recursos, que têm origem nebulosa", disse a presidente da comissão, Ana Martins (PC do B). O pepebista também é investigado pelo Ministério Público de São Paulo e pela Procuradoria da República.
O ex-prefeito nega a existência da conta e afirmou que estava disposto a depor anteontem.
Maluf chegou a recorrer à Justiça para que não precisasse depor, alegando que o objeto da CPI é somente o de apurar a origem da dívida do município, que atingiu a cifra de R$ 18 bilhões.
Anteontem, o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou recurso do ex-prefeito, confirmando decisão anterior da 4ª Vara da Fazenda Pública. Segundo Adilson Laranjeira, assessor de imprensa do ex-prefeito, seus advogados não devem recorrer novamente.
Maluf já prestou depoimento à CPI, mas isso ocorreu antes da revelação sobre a conta em Jersey. O ex-prefeito afirma que já disse tudo o que sabe à comissão, mas que respeita a CPI e que por isso não vai fugir dela.
A comissão, cujo encerramento está previsto para setembro, também pretende ouvir, entre outros, o ex-secretário municipal Reynaldo de Barros e a ex-primeira-dama Nicéa Camargo.


Texto Anterior: Túnel fantasma: Procurador da Lavicen foi condenado por estelionato
Próximo Texto: Grafite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.