São Paulo, sexta-feira, 01 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Município serve de dormitório na Grande Rio

DO ENVIADO A ITABORAÍ (RJ)

Itaboraí é um dos muitos municípios dormitórios na região metropolitana do Estado do Rio. Sem opções de serviço suficientes, seus moradores costumam trabalhar nas cidades vizinhas de São Gonçalo e Niterói e no Rio de Janeiro, afastado cerca de 40 km. Saem cedo e só voltam à noite.
A renda per capita do município é de R$ 202,29. De acordo com o Censo 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de Itaboraí é composta por 187.038 pessoas, das quais 94,51% (176.767) habitam a área urbana e 10.271, a rural.
O IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de Itaboraí é de 0,737. O município ocupa a 2.247ª posição no ranking nacional do IDH-M e a 66º no estadual, em uma lista com 92 municípios.
Itaboraí já foi um pólo produtor de laranjas. Hoje, sua principal atividade econômica é a indústria de cerâmica. As fazendas têm a pecuária como principal atividade.
Tornado município em 1833, Itaboraí tem sua origem na fundação da freguesia de São João de Itaboraí, em 1696. Seu centro histórico guarda características arquitetônicas do período colonial. (ST)


Texto Anterior: Farra municipal: Prefeito do PT vincula salário a arrecadação de município
Próximo Texto: Outro lado: Secretário diz que vínculo salarial é previsto em lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.