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Justiça eleitoral lança campanha sobre voto com slogan ambíguo
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Algumas peças da campanha
publicitária institucional do
TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições de outubro,
que começou a ser veiculada
ontem na televisão e no rádio,
podem ser interpretadas como
um estímulo à reeleição dos
atuais governantes.
"O presidente do Brasil é tão
bom quanto o seu voto", diz
uma das peças publicitárias.
Outra afirma: "O seu governador é tão bom quanto o seu voto." O slogan é "Pense e vote, o
Brasil está em suas mãos".
A campanha foi produzida
pela TV Cultura, ligada ao governo de São Paulo, ao custo de
R$ 3,8 milhões, segundo o TSE.
Até outubro, as emissoras de
TV e de rádio irão destinar dez
minutos da sua programação
diária para 32 diferentes filmetes ou spots, de 30 segundos ou
um minuto cada um. A assessoria do TSE negou que a frase tenha duplo sentido.
Em geral, diz o TSE, a campanha procura incentivar escolhas conscientes em resposta a
escândalos políticos recentes e
ao temor de crescimento dos
votos nulos. Uma das peças pede que o eleitor analise o passado dos candidatos a deputado.
A campanha dará mais ênfase ao voto consciente do que a
procedimentos como a justificativa de ausência para eleitores fora de seu domicílio eleitoral. As propagandas com essas
orientações serão veiculadas na
segunda quinzena de setembro.
Uma pesquisa qualitativa
realizada no início do ano em
cinco cidades, para servir de base para a campanha, mostrou
clima de desânimo entre eleitores, segundo o TSE. A pesquisa
envolveu dois grupos de seis
pessoas em cinco cidades: Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Belém.
O TSE optou por não abordar
diretamente o tema do voto nulo. Em uma das peças, dois homens conversam: um diz que
não gosta de política e o outro
afirma que um único voto não é
importante. Em seguida, há
mensagens estimulando a participação de cada um.
Em geral, a campanha reforça a idéia de que o eleitor é responsável por suas escolhas políticas. Uma das propagandas
afirma: "Quem contrata [os governantes e parlamentares] é
você, você é o patrão."
Outra mostra uma sala de aula em que o professor indaga se
os alunos lembram em quem
votaram para deputado nas últimas eleições, e ninguém se recorda. "Conheça os candidatos
a deputado federal e estadual,
saiba o que todos estão dizendo
e fazendo e guarde o nome deles para cobrar depois", diz o
texto da campanha.
(SILVANA DE FREITAS)
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