São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Homenagem foi no México

Clóvis Rossi é premiado pelo conjunto da obra

DA REPORTAGEM LOCAL

O jornalista e colunista da Folha Clóvis Rossi, 61, recebeu ontem na cidade de Monterrey, no México, o Premio Nuevo Periodismo Cemex-FNPI 2004 pelo conjunto de sua obra. A Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), criada em 1994 pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez, premiou Rossi na categoria "homenagem".
"É super prazeroso para mim receber esse prêmio, por se tratar do reconhecimento do conjunto de uma obra, algo que foi definido por uma banca de conceituados jornalistas e escritores. Não foi algo que eu busquei", disse Rossi, do México, ao classificar a premiação como uma das mais importantes de sua carreira.
O colunista -o primeiro jornalista brasileiro a ser premiado pela FNPI na categoria conjunto da obra- citou ainda o Prêmio Maria Moors Cabot, da Faculdade de Jornalismo da Universidade Columbia (EUA), em 2001, e o Prêmio Ayrton Senna de jornalismo político, em 2002, como premiações importantes de sua carreira.
Rossi também é integrante do Conselho Editorial da Folha. Foi correspondente em Montevidéu (Uruguai), acompanhou o golpe de Estado no Chile (1973), a Revolução dos Cravos em Portugal (1974) e a redemocratização da Espanha (1977). Afirmou que um dos períodos que mais marcaram sua trajetória profissional, em seus 41 anos de carreira, foi o de correspondente em Montevidéu.
Rossi ressaltou a premiação do brasileiro Maurício Lima, 28, da agência "France Presse", na categoria fotografia. Seu trabalho "Esperança sem teto" mostra a ocupação de um terreno da Volkswagem por membros do MTST, em São Paulo. Na categoria texto, o trabalho premiado foi o da jornalista argentina Josefina Licitra, 29. Publicada na versão da local da revista "Rolling Stone", a reportagem é sobre uma adolescente de 15 anos acusada de liderar uma quadrilha de seqüestradores.


Texto Anterior: Esqueleto collorido: Mais de uma década depois, usineiros reconhecem dívida
Próximo Texto: Rumo a 2006: Lula tem duas versões para reeleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.