São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADO DE SÃO PAULO


Tucanos ganham em dez locais e governarão 10 milhões de eleitores Petistas perdem Santos, mas mantêm Santo André e Diadema


PSDB consolida poder nas grandes cidades de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT perdeu terreno para o PSDB nas grandes cidades paulistas. Os petistas passaram a governar menos municípios com mais de 150 mil eleitores do que governam atualmente. Os resultados de ontem transformaram o PSDB na agremiação com mais prefeitos em grandes cidades do Estado de São Paulo a partir de 2005.
Nove dessas cidades são atualmente administradas por prefeitos petistas, que governam municípios que somam 10,9 milhões de eleitores, 7,7 milhões só em São Paulo. Os peessedebistas governam hoje outros nove grandes municípios, com eleitorado de 2,4 milhões.
O PT disputou o segundo turno em cinco cidades. Ganhou em três (Diadema, Osasco e Santo André). Perderam, além de São Paulo, em Santos, numa das eleições mais disputadas e apertadas -a diferença entre a candidata do PT, Telma de Souza, e o vencedor, Papa, do PMDB, foi de pouco mais de 1.700 votos.
Com o resultado de ontem, os petistas passarão a governar cinco cidades com eleitorado total de 2 milhões de pessoas. Em 2000, tinham conseguido nove cidades com eleitorado de 10,9 milhões.
Os tucanos disputaram o segundo turno em nove cidades. Ganharam na capital e em outros três municípios -além de São Paulo, os tucanos levaram Ribeirão Preto, Sorocaba e Piracicaba. Os peessedebistas haviam ganhado em seis cidades no primeiro turno. Serão governo, portanto, em dez grandes municípios cujo eleitorado chega à cifra de 10,15 milhões. Compare-se o resultado deste ano com o desempenho do PSDB nas últimas eleições municipais, em 2000, quando os candidatos do partido ganharam em nove grandes municípios que somavam eleitorado de 2,4 milhões.

Primeiro turno
No primeiro turno, o PT já havia perdido em cidades importantes, como Campinas e Ribeirão Preto, cidade que era governada por Antonio Palocci, antes de ele ter se tornado ministro da Fazenda. Ontem, perdeu em São Paulo, para o PSDB, que também ganhou em Ribeirão Preto. Os tucanos também tinham candidato concorrendo ao segundo turno em Campinas, cidade com 672,3 mil eleitores.
Os petistas ganharam em Osasco, cidade da Grande São Paulo com 478 mil eleitores que hoje é governada PSDB e na qual o candidato tucano era favorito. Se vale o consolo, o PSDB ganhou do PT na maior cidade administra pelo partido hoje, São Paulo, e perdeu Osasco, a maior cidade que administra atualmente.


Texto Anterior: PT acumula perdedores e tucanos, vencedores
Próximo Texto: Ribeirão Preto: Tucano bate recorde e obtém 4º mandato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.