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ELEIÇÕES 2004
Contas de Marta não foram recebidas; valor deve ser de R$ 17,4 mi
Serra gastou
R$ 14,8 mi em campanha
FREDERICO VASCONCELOS
CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL
A campanha para eleição do
candidato José Serra (PSDB) à
Prefeitura de São Paulo custou R$
14,8 milhões, segundo prestação
de contas entregue ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Bancos
e instituições financeiras foram os
maiores doadores, com contribuições de R$ 3,7 milhões de empresas do setor, seguidos por empreiteiras, que doaram R$ 1,9 milhão para o comitê do tucano.
A prestação de contas da campanha de Marta Suplicy (PT) não
foi recebida pelo TRE, porque foi
entregue ontem, último dia do
prazo, sem a assinatura da candidata. O comitê financeiro da petista informou à Folha que foram
gastos, no total, R$ 17,4 milhões.
A empreiteira Camargo Corrêa
aparece como a maior doadora
(R$ 1,016 milhão) ao candidato
tucano. Empresas do grupo Votorantim doaram R$ 776,9 mil.
Entre as instituições financeiras,
as duas maiores doadoras de Serra foram o grupo Itaú e o Banco
Mercantil de São Paulo, com R$ 1
milhão cada um. A Sodepa, holding do grupo Safra, doou R$ 900
mil. A Bolsa de Mercadorias e Futuros doou R$ 300 mil. Pessoas físicas doaram R$ 200,5 mil.
A empreiteira OAS e a construtora Coesa, do mesmo grupo
baiano, doaram um total de
R$ 700 mil à candidatura tucana.
Entre os principais financiadores
estão as indústrias de papel e celulose Votorantim, Ripasa, Suzano
e Klabin. Os grupos Pirelli, Gerdau e Companhia Brasileira de
Distribuição (Pão de Açúcar)
aparecem entre os 15 maiores colaboradores de Serra.
O comitê financeiro tucano havia previsto gastos de R$ 15 milhões ao TRE. A previsão inicial
de gastos dos petistas, de R$ 15
milhões, foi depois alterada para
R$ 19 milhões. Os gastos da candidata do PT, de R$ 17,4 milhões, ficaram dentro do previsto.
A campanha de Marta ainda deve R$ 800 mil a fornecedores: R$
500 mil à Telefônica e R$ 300 mil a
empresas de call center e assistência jurídica. Leonide Tatto, tesoureiro da campanha petista, diz
que as dívidas estão equacionadas
e parceladas e serão assumidas
pelo partido.
O comitê tucano informou uma
sobra de campanha de apenas
R$ 178,01. Os maiores gastos da
campanha de Serra foram com
propaganda e publicidade (R$ 5,9
milhões ), serviços prestados por
terceiros (R$ 2,9 milhões) e impressos (R$ 2,4 milhões ).
Na prestação de contas, o Diretório Estadual do PSDB registra
cinco doações, no total de R$ 2,9
milhões. O PFL doou R$ 50 mil.
O PT Nacional colaborou com
R$ 1,5 milhão para a campanha de
Marta, incluindo gastos com serviços e cachês pagos a artistas. O
PT Regional colaborou com
R$ 1,05 milhão.
O maior doador do setor privado para a campanha petista foi a
Sodepa, do grupo Safra, com
R$ 700 mil (a empresa contribuiu
com R$ 900 mil para a campanha
de Serra). Em seguida, vêm o grupo Votorantim (R$ 600 mil), Pirelli e Banco Boavista (cada um com
R$ 500 mil). A Suzano doou
R$ 482 mil à campanha de Marta.
As empresas de lixo, maiores
doadoras na campanha anterior
da prefeita, tiveram menor participação nesta eleição. A maior
doadora do setor foi a Qualix, que
presta serviços de varrição na cidade e contribuiu com R$ 100 mil.
A prestação de contas de Serra,
em 15 volumes, foi entregue ao
TRE na segunda-feira, um dia antes de expirar o prazo.
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