São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2004

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ELEIÇÕES 2004

Contas de Marta não foram recebidas; valor deve ser de R$ 17,4 mi Serra gastou

R$ 14,8 mi em campanha

FREDERICO VASCONCELOS
CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A campanha para eleição do candidato José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo custou R$ 14,8 milhões, segundo prestação de contas entregue ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Bancos e instituições financeiras foram os maiores doadores, com contribuições de R$ 3,7 milhões de empresas do setor, seguidos por empreiteiras, que doaram R$ 1,9 milhão para o comitê do tucano.
A prestação de contas da campanha de Marta Suplicy (PT) não foi recebida pelo TRE, porque foi entregue ontem, último dia do prazo, sem a assinatura da candidata. O comitê financeiro da petista informou à Folha que foram gastos, no total, R$ 17,4 milhões.
A empreiteira Camargo Corrêa aparece como a maior doadora (R$ 1,016 milhão) ao candidato tucano. Empresas do grupo Votorantim doaram R$ 776,9 mil.
Entre as instituições financeiras, as duas maiores doadoras de Serra foram o grupo Itaú e o Banco Mercantil de São Paulo, com R$ 1 milhão cada um. A Sodepa, holding do grupo Safra, doou R$ 900 mil. A Bolsa de Mercadorias e Futuros doou R$ 300 mil. Pessoas físicas doaram R$ 200,5 mil.
A empreiteira OAS e a construtora Coesa, do mesmo grupo baiano, doaram um total de R$ 700 mil à candidatura tucana. Entre os principais financiadores estão as indústrias de papel e celulose Votorantim, Ripasa, Suzano e Klabin. Os grupos Pirelli, Gerdau e Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) aparecem entre os 15 maiores colaboradores de Serra.
O comitê financeiro tucano havia previsto gastos de R$ 15 milhões ao TRE. A previsão inicial de gastos dos petistas, de R$ 15 milhões, foi depois alterada para R$ 19 milhões. Os gastos da candidata do PT, de R$ 17,4 milhões, ficaram dentro do previsto.
A campanha de Marta ainda deve R$ 800 mil a fornecedores: R$ 500 mil à Telefônica e R$ 300 mil a empresas de call center e assistência jurídica. Leonide Tatto, tesoureiro da campanha petista, diz que as dívidas estão equacionadas e parceladas e serão assumidas pelo partido.
O comitê tucano informou uma sobra de campanha de apenas R$ 178,01. Os maiores gastos da campanha de Serra foram com propaganda e publicidade (R$ 5,9 milhões ), serviços prestados por terceiros (R$ 2,9 milhões) e impressos (R$ 2,4 milhões ).
Na prestação de contas, o Diretório Estadual do PSDB registra cinco doações, no total de R$ 2,9 milhões. O PFL doou R$ 50 mil.
O PT Nacional colaborou com R$ 1,5 milhão para a campanha de Marta, incluindo gastos com serviços e cachês pagos a artistas. O PT Regional colaborou com R$ 1,05 milhão.
O maior doador do setor privado para a campanha petista foi a Sodepa, do grupo Safra, com R$ 700 mil (a empresa contribuiu com R$ 900 mil para a campanha de Serra). Em seguida, vêm o grupo Votorantim (R$ 600 mil), Pirelli e Banco Boavista (cada um com R$ 500 mil). A Suzano doou R$ 482 mil à campanha de Marta.
As empresas de lixo, maiores doadoras na campanha anterior da prefeita, tiveram menor participação nesta eleição. A maior doadora do setor foi a Qualix, que presta serviços de varrição na cidade e contribuiu com R$ 100 mil.
A prestação de contas de Serra, em 15 volumes, foi entregue ao TRE na segunda-feira, um dia antes de expirar o prazo.


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