São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil pode ser o país do século 21, diz Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Quase dois anos depois de dizer ser necessário abrir a "caixa preta" do Judiciário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem o avanço de reformas no sistema judicial para torná-lo mais transparente e democrático. Disse também que o Judiciário precisa se "modernizar" e que o século 21 será "o século do Brasil."
"Nós poderemos fazer do século 21 o século do Brasil. O Brasil perdeu oportunidades, mas pode olhar para trás e perceber que se o século 19 foi da Europa, se o século 20 foi dos Estados Unidos, as reformas que estamos implantando no Judiciário e outras mudanças podem certamente transformar o século 21 no século em que o Brasil passará, definitivamente, para a história dos países economicamente avançados", disse.
O presidente já polemizou com representantes do Judiciário ao defender o controle externo do Poder. Ontem, na abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal, Lula disse ser importante existir uma "relação harmoniosa" entre os Poderes para que "outros passos sejam dados para a construção de um sistema judicial mais transparente, democrático, acessível e adequado ao nosso tempo". (JULIA DUAILIBI)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Vidigal pede agilidade e "menos discursos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.