São Paulo, quinta-feira, 02 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Fim de garimpo deixa cidade abandonada

DO ENVIADO A NORTELÂNDIA (MT)

A praça central de Nortelândia (240 km a oeste de Cuiabá) está sempre vazia. O casarão em um dos cantos anuncia compra de ouro e diamantes, mas há muito tempo está fechado. O estabelecimento ao lado cai aos pedaços. Já foi um dia uma loja de eletrodomésticos.
Há dez anos, a cidade tinha cerca de 15 mil habitantes. Hoje tem 6.200, segundo o último censo, mas não mais de 5.000, de acordo com seus moradores.
O êxodo coincidiu com a falência do garimpo da região, e não é difícil encontrar quem use a Camargo Corrêa como um bode expiatório conveniente.
"Uma potência dessas tinha que gerar pelo menos uns mil empregos", diz Valdemar Silva, dono do Mercado do Centro-Oeste.
Segundo o IBGE, 48% da população do município vive abaixo da linha da pobreza. Apenas 16% das residências da cidade têm acesso a esgoto tratado.
Recentemente, a pacata cidade passou a conviver com um aumento repentino no número de suicídios. Nos últimos dois anos, foram cinco casos, sendo a maioria por enforcamento.
"São geralmente garimpeiros que perderam seus empregos e não têm perspectiva de trabalho. Do desemprego passam ao alcoolismo, e então para as drogas", afirma o investigador da delegacia de polícia local.


Texto Anterior: Outro lado: Empresa diz que faz doações com base em "ideais"
Próximo Texto: Alagoas: Doze são presos por incendiar e depredar fórum
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.