São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
PM denuncia 4 despejos violentos

da Sucursal de Brasília

Um cinegrafista da Polícia Militar do Paraná afirmou ontem à Comissão de Direitos Humanos da Câmara que nos últimos dois anos filmou e editou cenas de PMs envolvidos em pelo menos quatro despejos violentos de sem-terra e dois treinamentos antiguerrilha.
O soldado Antonio Cláudio Cardoso Meira, autor da denúncia, entregou à comissão fitas de vídeo que mostram ações irregulares da PM. Ele está sob a proteção da Polícia Federal, que proibiu fotos e entrevistas do policial.
As afirmações do soldado reforçaram as denúncias feitas pela Comissão de Direitos Humanos contra a PM do Paraná por causa de três despejos violentos que teriam sido realizados em junho passado contra invasores de fazendas ligados ao MST.
No último dia 22, foram exibidas na TV cenas sobre os despejos noturnos realizados pela PM com imagens de maus-tratos aos sem-terra e treinamentos antiguerrilha na preparação dos militares.
A fita foi obtida pela CPT (Comissão Pastoral da Terra), entidade ligada à Igreja Católica que monitora a violência rural.
No dia seguinte, a governo do Paraná divulgou nota acusando o MST de ter montado a fita com imagens antigas.


Texto Anterior: Justiça nega ação de FHC contra Lula
Próximo Texto: Monteiro de Barros não fala a procurador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.