São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacado, presidente diz que Tasso é insensato

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu ontem à declaração dada pelo presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE). O tucano disse que as eleições deste ano serão as mais corruptas da história porque Lula teria institucionalizado métodos identificados nos escândalos dos sanguessugas e do mensalão.
"Estão comprando voto por intermédio das emendas ao Orçamento", afirmou Tasso na tribuna do Senado. "Infelizmente, institucionalizou-se a corrupção neste país e ela virou uma verdade nessas eleições. O que tenho visto é que os mensaleiros e os sanguessugas serão reeleitos", disse o senador, para quem esse dinheiro está sendo utilizado nas campanhas.
Lula, questionado mais tarde sobre as declarações do tucano, disse que Tasso deveria ter mais "responsabilidade". "Eu acho que o Tasso Jereissati, como presidente de um partido importante, tem que ter uma pouco mais de responsabilidade naquilo que fala. Ele mais do que ninguém conhece o processo histórico deste país, conhece o processo eleitoral deste país, ele, em algum momento, deve ter sabido de coisa que eu não sei", disse Lula.
Candidato à reeleição, Lula citou a "insensatez" do presidente do PSDB. "Eu fico às vezes preocupado porque pessoas que durante alguns anos venderam a imagem de seriedade, a imagem de sensatez, num momento adverso começam a ficar insensatas, começam a ficar nervosas, começam a falar coisas que não deveriam falar."
Para Lula, Tasso deveria provar o que disse. "Se ele fala isso, em algum momento ele tem que provar, porque são muitos partidos que estão disputando as eleições, são muitos candidatos, inclusive deles." Questionado sobre a resposta de Lula, Tasso disse ser responsável.
No Congresso, a declaração do tucano provocou bate-boca. Contrariado com um aparte feito pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o presidente do PSDB se descontrolou. "Vossa Excelência faz uma generalização com respeito ao que acontece no presente governo sem observar, entretanto, que muitos dos problemas apontados na documentação até agora levantada tiveram início antes deste governo", disse Suplicy.
(EDUARDO SCOLESE, FERNANDA KRAKOVICS E PEDRO DIAS LEITE)


Texto Anterior: Gestão Lula institucionalizou corrupção, diz Tasso
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.