São Paulo, domingo, 2 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO
Covas é chamado de "barrigão" no site da campanha
Página de Maluf na Internet traz ofensas

LUIS HENRIQUE AMARAL
da Reportagem Local

A página na Internet da campanha de Paulo Maluf (PPB) para o governo do Estado traz ofensas a outros candidatos. O principal alvo é o governador licenciado Mário Covas (PSDB), que é chamado de "barrigão".
Batizada de "Paulo Maluf Web Site", a página é de responsabilidade de Adilson Laranjeira, assessor de imprensa do candidato.
Além de informações sobre a campanha, a página traz a seção "Humor", na qual estão as "piadas". Seu endereço é http://www.maluf.com.br.
Na seção, é possível encontrar frases como: "O Instituto Vox Populi comunica: O governador Mário Covas desfrutará, em breve, de justa aposentadoria".
Ou, ainda: "Covas e Marta estão lutando pelo 3º lugar. Que tal disputar no palitinho?".
Sob o título "Jornal do Barrigão", a página malufista ironiza a possibilidade de Covas se reeleger. "Errar é humano. Insistir no erro é burrice. Deu para entender o espírito da coisa?" E completa: "Não faça (de novo) do governo uma arma. A vítima pode ser (outra vez) você".
O PT também é alvo das brincadeiras dos malufistas: "PT pretende assentar 1 milhão de famílias em quatro anos. Será ameaça de genocídio?". Já a possibilidade de Marta se eleger é tratada como uma "sexóloga no poder".
Os advogados da campanha de Marta Suplicy não acharam graça na página de Maluf e entraram com representação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
Na representação, os petistas acusam a página de veicular "informações falsas, que desvirtuam a realidade e degradam e ridicularizam outros candidatos".
Os advogados de Marta Suplicy afirmam que a Lei Eleitoral proíbe o uso de "qualquer efeito" que possa "degradar ou ridicularizar" candidato ou partido.
Na representação, os advogados pedem que Maluf pague multa, que pode chegar a R$ 96,1 mil, e seja obrigado a retirar a seção "Humor" de sua página.
Questionado ontem sobre a representação e as críticas à página, o assessor de imprensa de Maluf, Adilson Laranjeira, informou apenas que o partido está esperando ser comunicado oficialmente pela Justiça para se pronunciar.
Para o ex-secretário da Casa Civil de Covas Walter Feldman (PSDB), as piadas da seção "Humor" revelam que "a campanha de Maluf é uma grande brincadeira de mau gosto".
Para ele, a seção é uma coisa "tão desqualificada" que "vai chocar o público da Internet, que é frequentada por pessoas inteligentes", completou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.