São Paulo, quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Alckmin e Genoino se escoram em prefeituras para bater Maluf (PPB)

PT e PSDB contam com "máquina" para crescer na reta final

EDUARDO SCOLESE
DA AGÊNCIA FOLHA

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem descredenciar a importância da "direitização" do discurso de Geraldo Alckmin (PSDB) e a "colagem" da imagem de José Genoino (PT) em Luiz Inácio Lula da Silva, tucanos e petistas assumem que o apoio dos prefeitos paulistas -e, consequentemente, da máquina administrativa- têm alavancado as duas candidaturas ao governo paulista.
Alckmin, candidato à reeleição, conta com um apoio suprapartidário de cerca de 500 prefeituras, de um total de 645 municípios.
Já o PT administra a capital paulista e boa parte das maiores cidades do interior e da Grande São Paulo, entre elas Campinas, Guarulhos, Diadema, Ribeirão Preto, Santo André, Mauá, Piracicaba, São Carlos, Franca e Araraquara.
Em contraposição, o próprio comando da campanha de Paulo Maluf (PPB) admite uma desvantagem em relação aos seus adversários no que diz respeito ao apoio de prefeituras.
Neste ano eleitoral, entre janeiro e agosto, a transferência de recursos diretos do governo do Estado a municípios cresceu quase 50% em relação ao mesmo período de 2001. Por outro lado, prefeituras do PT, como a de Ribeirão e São Paulo, ampliaram as verbas publicitárias em até 40%.
Para amanhã, os tucanos convocaram todos os prefeitos que apóiam Alckmin para um dia de mobilização nas cidades, denominado "mutirão da vitória".
"A participação dos prefeitos em nossa caminhada tem sido e será, nesta hora, decisiva", disse João Carlos Meirelles, coordenador da campanha de Alckmin.
Genoino também enfatiza sua força no interior. Amanhã, em Presidente Prudente, o candidato fará seu último discurso antes das eleições. O malufismo predomina na região. "O PT é um time, e nós governamos 38 cidades. A força das administrações é importante. Para o prefeito pedir voto, ele precisa estar bem avaliado", disse.
A candidatura do PT tem recebido o apoio de prefeituras do PMDB e do PL. Ontem, os diretórios do PL de Mauá, Ribeirão Pires, Diadema e Santo André declaram apoio a Genoino. Em ato ocorrido em agosto, prefeitos de PTB, PPS, PMDB e até do PT se engajaram no barco tucano.
Para o presidente estadual do PT, Paulo Frateschi, as prefeituras petistas têm sido um dos pilares de sustentação da campanha. "Sempre dissemos que o crescimento dele [Genoino] estaria ligado em grande parte às nossas administrações no Estado."
O tucano lidera, e o petista está em rota ascendente nas últimas pesquisas. De acordo com o último Datafolha, divulgado anteontem, Alckmin (30%) aparece numericamente à frente de Maluf (26%). Genoino tem 24%.



Texto Anterior: No Acre, TSE apura elo entre crime e eleição
Próximo Texto: PPB admite que falta de apoio de cidades prejudica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.