UOL

São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conflitos civis marcam Angola

DA REDAÇÃO

Conflitos civis sucessivos marcaram a história de Angola desde sua independência de Portugal, em 1975. Em 1994, o governo e os rebeldes firmaram um acordo, abrindo caminho para a formação de uma administração de união nacional. Porém, em 1998, os enfrentamentos ressurgiram, deixando milhares de angolanos sem moradia em todo o país.
Nos últimos 28 anos, até 1,5 milhão de pessoas podem ter morrido por conta do conflito, segundo analistas. A situação só melhorou após a morte do então líder dos insurretos, Jonas Savimbi, em 2002, e do anúncio subsequente de um cessar-fogo. Inúmeros rebeldes foram, então, aceitos no governo e nas Forças Armadas.
A guerra civil aniquilou a economia do país. A agricultura de subsistência é a principal ocupação de 85% de sua população, que também sofre com o número extraordinário de minas terrestres deixado pelo conflito.
A produção de petróleo constitui 45% do PIB, apesar de o país ser muito rico em outros recursos naturais, como diamantes e ouro. Angola faz parte da rota do tráfico de cocaína para a Europa ocidental, dizem analistas. (MSM)



Texto Anterior: Ilha de São Tomé vive do cacau
Próximo Texto: Aids devasta Moçambique
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.