São Paulo, quarta-feira, 02 de novembro de 2005

Texto Anterior | Índice

Planalto instala câmeras e "embeleza" residência oficial para receber Bush

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto desencadeou uma espécie de "operação belezura" na residência oficial da Granja do Torto para receber, neste domingo, o presidente americano, George W. Bush. Para reforçar a segurança no local, câmeras de vídeo foram instaladas na portaria e em outros pontos da atual residência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na manhã de ontem, cerca de 200 funcionários do governo do Distrito Federal fizeram um mutirão no local. Pintaram meios-fios e cercas, vistoriaram e consertaram os telhados das residências, trocaram ferragens quebradas, apararam a grama e até retocaram as demarcações do campo de futebol usado por Lula.
O Torto também recebeu ontem alguns aparatos de segurança. Ao lado da portaria, por exemplo, além de câmeras, foram instaladas uma cancela movida a controle remoto e uma catraca eletrônica. O trajeto entre a entrada e a casa do presidente também será monitorado por vídeo.

Chegada de Bush
Na companhia de Condoleezza Rice (secretária de Estado dos EUA), Bush deve chegar a Brasília no sábado à noite, depois de participar, ao lado de Lula, em Mar del Plata (Argentina), de reunião da Cúpula das Américas. No domingo, além de almoço e reuniões no Torto, estão previstos encontros separados com estudantes e empresários brasileiros. À noite, decola de volta aos Estados Unidos.
A visita de Bush tem provocado estresse no governo brasileiro. Só para a declaração à imprensa são aguardados cerca de 300 jornalistas, entre brasileiros e americanos. Será montada estrutura no Torto que nem mesmo as reuniões ministeriais oferecem, com computador, telefone, monitores de TV e internet sem fio.
É a primeira visita de Bush -no poder desde 2001- ao Brasil. O último líder americano a vir foi o democrata Bill Clinton, em 1997.
Fora do Torto, como nos deslocamentos entre a base aérea e o hotel, a escolta de Bush ficará sob a responsabilidade da Polícia Federal, que trabalhará em parceria com equipes de segurança e inteligência da Casa Branca. Na residência, o trabalho está a cargo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência.
A Coordenação de Defesa Institucional da PF contará com o apoio de diferentes setores, como os departamentos científico e de operações táticas e as polícias marítima e aérea. Bush e sua comitiva ficarão hospedados num hotel cinco estrelas às margens do lago Paranoá, próximo ao Palácio da Alvorada. (EDUARDO SCOLESE E PEDRO DIAS LEITE)

Texto Anterior: Diplomacia: Cúpula deve citar Alca em declaração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.