São Paulo, sexta-feira, 03 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/PRESIDÊNCIA

Contrariado com a ausência de FHC e de Aécio, Tasso reclama da indefinição na escolha do candidato e cobra prefeito, que está na Argentina

Vacilante sobre renúncia, Serra se isola

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, brinca com estudantes durante a inauguração de uma Fatec, na zona sul de São Paulo


CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Vacilante sobre sua a disposição de concorrer à Presidência, o prefeito de São Paulo, José Serra, confidenciou ontem a tucanos suas dúvidas e avisou que não pretende dar uma resposta ao PSDB pelo menos até segunda-feira. Com retorno previsto para ontem, Serra até estendeu seu "exílio" na Argentina, de onde só deverá voltar amanhã, evitando anúncio ao partido antes do fim de semana.
Os números do Ibope, segundo os quais os candidatos do PSDB estariam empatados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva até em São Paulo, onde atuam, abalaram o tucanato.
E, antes convencidos da disposição de Serra, seus aliados não tinham ontem tanta segurança de que renunciará à prefeitura para concorrer. Mas também duvidavam que consiga postergar a decisão por muito mais tempo.
Abandonado pelos demais integrantes do chamado triunvirato, o presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE), manifestava ontem sua irritação.
Segundo seus interlocutores, Tasso -que pretendia viajar ontem a São Paulo para uma conversa "definitiva" com Serra- nem sequer conseguiu falar com ele ao telefone. Em suas conversas, Tasso tem mostrado apreensão quanto aos efeitos do tempo sobre a candidatura do partido. Ele tem se declarado "aflito" e dito que "está passando o tempo".
Ainda segundo tucanos, Tasso estaria contrariado com a ausência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ambos escalados para atuar como "facilitadores". Aécio foi para o Canadá. Depois de um palestra em Chicago, FHC foi para Trancoso, na Bahia.
Ele estaria tão incomodado que chegou a procurar Aécio no Canadá."Tasso está preocupado. Até porque os danos são cada dia maiores", disse o senador Sérgio Guerra (PE), numa referência aos números da pesquisa Ibope.
Tasso pretendia dedicar os dias úteis da semana à costura de um acordo entre Serra e o governador do Estado, Geraldo Alckmin. Mas, com a permanência de Serra em Buenos Aires, não teria agendado o encontro.
Alckmistas e serristas, por sua vez, reclamam que Tasso não tenha produzido o propalado consenso partidário. Enquanto Serra exige garantias para se lançar na disputa, Alckmin informa a aliados que voltará à carga na segunda-feira, intensificando a agenda política e cobrando pressa.
Tasso está sob a pressão dos presidentes de diretórios estaduais, como o de São Paulo, deputado Sidnei Beraldo. Ele conta ter se queixado com Tasso da demora no cenário nacional. "O atraso acaba pesando na escolha do candidato a governador", disse.

"Volte amanhã"
Ontem, na inauguração da Faculdade de Tecnologia de Jardim São Luiz, na zona sul, Alckmin comparou o momento à "matinê de domingo no Cine Brasil", em Pindamonhangaba. "Quando o carro derrapava na curva e o mocinho ia cair no precipício fechava a tela e dizia: "Volte domingo que vem". Então, volte amanhã. Hoje não tem novidade."
O evento foi marcado por um incidente em que, vestindo uma camisa da CUT, o vigia de uma Escola Técnica fez protesto solitário por melhores salários e simpatizantes do PSDB começaram a ameaçá-lo. Alckmin reclamou.
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza contratou pelo menos três ônibus para o transporte de funcionários. Segundo a assessoria do CEETESP, "diretores de ETEs e Fatecs foram convidados" e, "para facilitar a ida de todos, a instituição julgou por bem contratar ônibus. O centro utilizou recursos de transporte do seu orçamento para o pagamento dos ônibus que saíram do campus da avenida Tiradentes".


Texto Anterior: Gastos: União economiza com compras por pregão
Próximo Texto: Governo Alckmin é ótimo ou bom para 65% dos paulistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.