São Paulo, segunda-feira, 03 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Porto Alegre, vice é o "fiel da balança" em disputa no PT

da Agência Folha, em Porto Alegre

A definição sobre o candidato petista à Prefeitura de Porto Alegre está agora centrada no vice-prefeito da cidade, José Fortunari. Ele está sendo considerado o ""fiel da balança" na disputa entre o atual prefeito, Raul Pont, e o ex-prefeito Tarso Genro.
Segundo a mais recente pesquisa Datafolha sobre intenção de voto nas eleições deste ano, Genro teria 43%. Pont teria 34%. Em ambos os cenários, o principal opositor dos petistas é o ex-governador Alceu Collares (PDT).
Contra Genro, Collares teria 14%. Contra Pont, 16%. De Fortunati, Collares ganharia, com 21% contra 17%. Os favoritos para ocupar a candidatura petista nas prévias que começam no próximo domingo são, portanto, Genro e Pont.
As prévias serão em dois turnos. O apoio de Fortunari, provável terceiro colocado no próximo domingo, poderá ser decisivo em um eventual segundo turno das prévias, no próximo dia 16.
A dúvida é a seguinte: se o grupo fiel a Fortunati na corrente interna PT Amplo (que já estará dividido entre ele e Genro no primeiro turno), optaria por Pont ou por Genro, com quem Fortunati tem um desgaste político.
""A pesquisa confirma o favoritismo do PT e a amplitude da minha candidatura em termos sociais. Tiro muitos votos de indecisos", disse Genro.

PDT
O pedetista Collares usa a possibilidade de uma "frente anti-PT" para dizer que é o melhor candidato, e não o seu oponente nas prévias do PDT, Carlos Eduardo Vieira da Cunha.
"Será um frentão anti-PT. Vou resgatar o trabalhismo. Não existe direita, esquerda ou centro nesta campanha", afirmou o ex-governador Collares.


Texto Anterior: Eleições: Liderança do PPS quer apoio à candidatura Erundina em SP
Próximo Texto: Rio de Janeiro: PT dá prazo de 15 dias para Garotinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.