São Paulo, terça-feira, 03 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É atestado de incompetência, dizem petistas

DA AGÊNCIA FOLHA

O presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), deputado José Dirceu (SP), disse ontem que, ao criar uma corregedoria geral, o presidente Fernando Henrique Cardoso deu um "atestado de incompetência" para o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.
"Por que criar uma corregedoria se tem uma procuradoria que deveria apurar tudo? Uma das causas desse festival de denúncias de corrupção é o Brindeiro não investigar nada", disse Dirceu.
O líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro (BA), considerou a divulgação do novo órgão como uma "manobra" de FHC para evitar a instalação de uma CPI para apurar as denúncias de corrupção.
Pinheiro diz que a atitude do governo revela também um reconhecimento de que as denúncias têm procedência e de que há um "mar de lama" sendo encoberto.
O líder petista duvidou de que a corregedoria possa apurar os "grandes" casos de corrupção supostamente existentes no governo.
"Somente uma CPI tem poderes para quebrar sigilos e aprofundar as investigações. A corregedoria só vai pegar os pequenos corruptos porque não disporá dos mecanismos para apanhar os grandes ladrões", disse


Texto Anterior: Além de corregedora, Planalto lança pacote contra a corrupção
Próximo Texto: Janio de Freitas: Corregedoria a corrigir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.