UOL

São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraíba e Pernambuco serão os próximos a receber o Fome Zero

EDUARDO DE OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

Paraíba e Pernambuco serão os próximos Estados do país a receber o Fome Zero. Em ambos estão sendo capacitados agentes para atuar nos comitês gestores do programa federal.
Na Paraíba, o governo local tinha a expectativa de que o programa fosse lançado hoje. De acordo com informação passada pela vice-governadoria, que organizará as ações do Fome Zero em âmbito estadual, o ministro José Graziano (Segurança Alimentar) iria visitar hoje o Estado para o lançamento. Mas, "por problemas de agenda", teve de adiá-lo.
A assessoria de imprensa do Mesa (Ministério de Segurança Alimentar e Combate à Fome), por sua vez, informou que o compromisso não estava agendado. A data de lançamento ainda não foi determinada, afirmou.
O formato da primeira fase do Fome Zero já foi definido. Segundo a vice-governadoria, cerca de 500 famílias em 15 municípios paraibanos serão beneficiadas mensalmente pelos R$ 50 pagos pelo programa.
O treinamento dos agentes gestores que atuarão nas prefeituras começou na segunda-feira e deve estender-se até amanhã.
Assim como no Piauí e no Rio Grande do Norte -os outros dois Estados já contemplados pelo programa-, os principais critérios para a escolha das cidades são estar na região semi-árida e ter menos de 50 mil habitantes.
Como ocorreu no Rio Grande do Norte, os municípios da Paraíba que estão entre os últimos no IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) ficaram de fora, de acordo com a lista passada pela vice-governadoria.
O de pior IDH-M -que varia de 0 a 1- na lista dos contemplados é São José dos Ramos (0,525), que está na 215ª posição do ranking de 223 localidades.
Na outra ponta está Pombal (0,661, 15º colocado), cidade de 32 mil habitantes que fica 374 quilômetros a oeste da capital.
Sobre a implantação do Fome Zero em Pernambuco, o ministério informou apenas que os agentes gestores já estão sendo treinados nos municípios.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Certificado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.