UOL

São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

49% consideram atual gestão melhor que a anterior

Após três meses, governo Lula tem o apoio de 75%, aponta Ibope/CNI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A primeira pesquisa do Ibope/ CNI após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, divulgada ontem, revela que a grande maioria da população apóia a forma como o novo governo está administrando o país (75%), embora seja menor o percentual dos que o consideram ótimo ou bom (51%).
Em comparação com o governo anterior, 49% dos entrevistados consideram o governo Lula melhor, enquanto 35% acham que está igual, e 8%, que está pior, segundo a pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), presidida pelo deputado Armando Monteiro (PMDB-PE).
A avaliação de Lula é melhor entre as pessoas de menor poder aquisitivo. Entre os que ganham até um salário mínimo, a nota para o atual governo foi 7,6. Entre os que recebem de um a dois mínimos, a nota foi 6,9. A menor nota (6,0) foi atribuída ao governo pela parcela cuja renda familiar ultrapassa dez salários mínimos.
Os entrevistados manifestaram alto índice de confiança em Lula (80% confiam, contra 16% que não confiam). A exemplo do que ocorre com a aprovação ao governo, a confiança no presidente é maior entre os eleitores de menor poder aquisitivo (82%, contra 75% entre os que recebem mais de dez mínimos).
A avaliação positiva do presidente também pode ser aferida por um indicador indireto, que é o percentual dos que reiteram a intenção de votar em Lula, se as eleições fossem realizadas hoje. Diante do mesmo cenário da eleição passada, 64% afirmaram que votariam em Lula no primeiro turno -percentual bastante superior aos 46% obtidos por Lula no primeiro turno.
A pesquisa foi realizada em todo o país, entre 20 e 23 de março, quase três meses após a posse de Lula. Foram entrevistados 2.000 eleitores com 16 anos ou mais em 145 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.


Texto Anterior: Certificado
Próximo Texto: Bahiagate: Sarney cobra do PT posição clara sobre ACM
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.