UOL

São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Ataque à televisão

NELSON DE SÁ
EDITOR DA ILUSTRADA

Na guerra do Afeganistão, após sofrer críticas por mostrar imagens de civis mortos e vídeos de Osama bin Laden, a Al Jazeera foi bombardeada em Cabul.
A emissora havia informado ao Pentágono onde estava sua equipe, mas não adiantou. O enviado escapou por minutos de seu escritório.
Ontem foi a vez de Basra, no sul do Iraque. De um porta-voz da Al Jazeera:
- O escritório oficial da equipe da Al Jazeera em Basra foi alvo de bombardeio pesado na manhã de quarta.
O escritório é no hotel Basra Sheraton, onde os repórteres são os únicos hóspedes. Quatro bombas atingiram o hotel. Ninguém morreu.
Emendou o porta-voz:
- A Al Jazeera havia informado ao Pentágono sobre os escritórios de seus enviados em Basra, Mosul e Bagdá.
De Basra, a Al Jazeera havia desmascarado um suposto "levante" em favor das forças anglo-americanas.
De Mosul, ontem, deu a morte de 21 civis, inclusive mulheres e crianças -com imagens. A esta altura, a equipe deve estar longe do escritório na cidade.
 
O clipe de Madonna tocou o dia todo, ontem, na MTV Brasil. Opinião da VJ Didi:
- Não achei tão polêmico.
Mas é, apesar de se diluir no supermercado de imagens da indústria musical. Entre tantas, choca a visão de um menino árabe entre cenas de tanques e helicópteros.
Antes do comunicado de anteontem, em que suspendeu a exibição do clipe nos EUA, vale lembrar que Madonna havia distribuído outro comunicado, na semana passada, em resposta às primeiras críticas ao seu "antiamericanismo".
Dizia ela:
- Não sou antiBush. Não sou antiIraque... Eu me sinto grata por ter a liberdade de expressar meus sentimentos.
A liberdade não durou uma semana.
 
O neoconservador Rupert Murdoch, presidente da News Corp., que detém canais como a Fox News, está a um passo de ter o monopólio da TV paga por satélite no Brasil.
Depois de obter o controle da Sky, chegou a vez da DirecTV. A única concorrente que ele enfrentava, para comprar a operadora mundial, hoje controlada pela GM, desistiu.
As ações da News Corp. já subiram. Segundo a "Variety", publicação que cobre o showbiz e a indústria de comunicação, a oferta para a compra da DirecTV mundial deve passar de US$ 4,5 bilhões.


Texto Anterior: Crime organizado: STJ decide abrir processo administrativo contra juiz
Próximo Texto: Caso Silveirinha: STF intima acusados a esclarecer denúncias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.