UOL

São Paulo, sábado, 03 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

Juízes interpelam Lula no Supremo Tribunal Federal

DA FOLHA ONLINE

O presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, juiz Roberto Portugal Bacellar, ingressou na quarta-feira com uma interpelação judicial no STF (Supremo Tribunal Federal) para que o presidente explique, em 48 horas, as críticas feitas ao Judiciário no dia 22 deste mês, em Vitória (ES). Lula disse que era preciso abrir a "caixa-preta" do Judiciário.
O juiz pede que o presidente identifique os envolvidos no suposto sistema de corrupção, parcialidade e crime organizado apontados no seu discurso.
Na ação, os juízes querem que Lula identifique os envolvidos para posterior processo. A interpelação também é assinada por quatro desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná, mais dois juízes de Direito e um juiz do Tribunal de Alçada do Paraná.

Caixa-preta
Bacellar transcreve citações do presidente: "A Justiça não age, enquanto Justiça, no cumprimento da Constituição, que diz que todos são iguais perante a lei. Muitas vezes, uns são mais iguais do que outros, e é o que eu chamo de "Justiça classista'", disse Lula.
De acordo com os juizes, "o improvisado, disparatado, obscuro, ofensivo, genérico e dúbio" pronunciamento afrontou todos os integrantes do Poder Judiciário, "atingindo-os naquilo que têm de mais precioso: a honestidade, a probidade, a imparcialidade e correção de seus julgados".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Reformas: Governo prevê 1ª votação para 27 de julho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.