São Paulo, domingo, 3 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Responsável diz não poder "impedir" o encontro

da Agência Folha, em Porto Alegre

A atual secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Maria Beatriz Gomes da Silva, disse na sexta-feira desconhecer o uso do correio eletrônico do órgão para reuniões políticas.
Ela disse também que não sabia das mensagens de convocação de delegadas de ensino para uma reunião com sua antecessora no cargo, Iara Wortmann, candidata à Assembléia Legislativa.
Iara Wortmann é acusada de usar a máquina da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul com fins eleitorais, promovendo uma reunião com delegadas de ensino.
A secretária Maria Beatriz Gomes da Silva disse, no início da tarde, que iria apurar se houve o envio da mensagem e informaria à Agência Folha.
Até o início da noite de sexta-feira, a secretária não havia retornado o telefonema, quando o Palácio Piratini (sede do Executivo) divulgou que a autora da convocação, Tânia Heinrich, fora demitida pelo governador Antônio Britto (PMDB).

"Visita"
Tânia Heinrich, que detinha cargo de confiança, era diretora do Departamento de Coordenação das Regionais, divisão encarregada de fazer contato com as delegacias regionais.
A secretária, em sintonia com a versão de sua antecessora, disse que "algumas" delegadas poderiam ter visitado o "escritório" de Iara Wortmann, porque ela é a "única representante do Conselho Nacional de Educação na região Sul".
Segundo a secretária, não teria havido reunião de cunho eleitoral entre os representantes das 29 delegacias de ensino do interior com Iara Wortmann, o que de fato ocorreu.
"Não posso impedir que as delegadas conversem com a conselheira. Qual é o problema? A Iara é quem leva nossas demandas ao conselho", declarou a secretária Maria Beatriz Gomes da Silva.
Para reforçar sua tese, ela disse que, quando viaja a Brasília, não se limita a ir ao Ministério da Educação. Maria Beatriz diz que aproveita para visitar outras repartições para resolver problemas ligados à sua secretaria.
A Agência Folha não conseguiu localizar Tânia Heinrich até o início da noite de sexta-feira.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.