São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trocas deixam base aliada de Marta insatisfeita

DA REPORTAGEM LOCAL

A troca de secretários do governo Marta Suplicy quase provocou uma rebelião na base aliada da prefeita na Câmara Municipal.
Com a saída de Rui Falcão da Secretaria de Governo, o cargo político mais importante da administração municipal foi para Jilmar Tatto. Ele será o responsável pelos acordos com os vereadores para a votação dos projetos prioritários do Executivo.
Jilmar é irmão de Arselino Tatto, presidente da Câmara Municipal. Juntos, desfrutam de grande influência na administração paulistana.
O temor de vereadores do PMDB e do PL, e até de petistas, é que o reforço do alcance político da família Tatto influa no resultado das eleições na Câmara.
Na terça-feira não houve sessão. Nos bastidores, vereadores já sabiam da troca de secretários e reclamavam com seus colegas.
Os líderes do PMDB e do PL, vereadores Milton Leite e Antonio Carlos Rodrigues, foram à prefeitura ontem para a posse. Queriam externar à Marta sua insatisfação quando foram surpreendidos com a nomeação interina de Tatto na Secretaria de Governo.
Saíram do Palácio do Anhangabaú com a promessa de que Rui Falcão volta para o cargo após as eleições.
Já vereadores petistas de outros grupos temem não serem reeleitos.
Se todos eles se rebelassem em votações importantes, Marta teria dificuldades para aprovar projetos vitais em seu último ano de governo, como a da revitalização da zona leste da cidade.
Anunciada a interinidade de Jilmar Tatto, o princípio de incêndio político foi debelado na Câmara.
De origem pobre, a família Tatto é natural de Frederico Westphalen (no interior do RS). Dos dez irmãos, nove são filiados ao PT.
A região em que os Tatto moram na zona sul de São Paulo, a Capela do Socorro, ficou conhecida como "Tattolândia". (FS)


Texto Anterior: Eleições 2004: PT oferece cargos em SP para atrair apoio do PMDB e do PL
Próximo Texto: Toda mídia: Inimigos íntimos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.