São Paulo, segunda-feira, 03 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estiagem muda rotina de família

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ARCOVERDE

O colapso no sistema de abastecimento de água em Arcoverde, município do sertão de Pernambuco, mudou a rotina de lazer da família do professor Genildo Barbosa da Silva.
A pequena piscina que ele construiu há cinco anos no quintal dos fundos, e que era a grande atração nos churrascos dos fins-de-semana com parentes e amigos, virou uma cacimba.
Sem condições de armazenar água suficiente para atender as seis pessoas que vivem na casa, Silva foi obrigado a adaptar a obra para conseguir manter um estoque de três dias de consumo.
"Assim dá tempo para esperar o carro-pipa chegar, sem precisar ficar racionando muito", disse. O professor arrancou os azulejos, impermeabilizou as paredes e adaptou uma bomba para "puxar" a água até a caixa.
Na tentativa de melhorar o abastecimento, Silva criou também um sistema de captação de água da chuva. Instalou no telhado um tubo de PVC, que sai do teto direto para a cacimba.
Até agora quase tudo funcionou direito. Só o sistema de coleta de água pluvial ainda não foi bem testado. Há três anos não chove de forma intensa na cidade.
Mesmo assim, quase toda a família aprovou a transformação. Só o filho mais novo de Silva, Felipe, 8, não gostou. "Ele chorava quando o pedreiro batia o martelo nos azulejos", conta o pai.
Um ano após a realização da obra, o menino ainda veste o calção de banho nos domingos e pede para nadar.


Texto Anterior: Ex-lavrador prefere enchentes
Próximo Texto: Inmet aponta regularização até final do ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.