UOL

São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

BIBLIOTECA FOLHA

Obra-prima de Gabriel García Márquez mescla realismo e fantástico para contar a saga da família Buendía

"Cem Anos de Solidão" é o próximo livro

DA REDAÇÃO

"Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez, uma das obras-primas da literatura latino-americana, chega às bancas no próximo domingo. É o 10º volume da coleção Biblioteca Folha, que vai reunir no total 30 dos melhores romances do século 20.
Publicado em 1967, "Cem Anos de Solidão" foi um sucesso imediato de crítica e de público. Quinze anos depois, García Márquez ganharia o Prêmio Nobel de Literatura.
O romance conta a história da família Buendía, condenada a viver um século de solidão e a enfrentar, geração após geração, uma realidade difícil e truculenta, à beira da destruição.
A cidade de Macondo é o palco onde se desenrola a trajetória dos Buendía e onde García Márquez representa alegoricamente a história da Colômbia e da América Latina, com seus tiranos, sua miséria, sua violência, seu misticismo e seus absurdos cotidianos.
A narrativa de García Márquez mistura a descrição mais crua com situações e personagens os mais fantásticos, tal como um grupo de homens que é seguido por um cortejo de borboletas.
García Márquez nasceu em 6 de março de 1928, em Aracataca (Colômbia). Começou a estudar direito, mas logo trocou a universidade pelo jornalismo. Em 1955, se tornou correspondente na Europa do jornal "El Espectador". Em 1958, publicou seu primeiro livro de ficção, "Ninguém Escreve ao Coronel".



Texto Anterior: Descendentes contestam marca
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.