São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PTB pede processo para cassar petista

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA

Minutos antes do depoimento de José Dirceu ao Conselho de Ética da Câmara, o presidente do PTB, Flávio Martinez, apresentou representações pedindo a cassação dos mandatos de Dirceu, do presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP), e do líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO).
As três representações alegam quebra de decoro parlamentar em razão do suposto envolvimento com o escândalo do "mensalão". Elas serão analisadas pelo Conselho, que decidirá se abrirá ou não processo contra os três.
Caso a comissão decida pela abertura dos processos, Dirceu e Mabel ficarão formalmente impedidos de renunciar aos mandatos, correndo o risco de perder o direito a disputar eleições se forem cassados. No caso de Costa Neto, que anunciou anteontem sua renúncia, o processo deverá ser invalidado, disse o presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP).
Na representação contra o ex-ministro, o PTB acusa Dirceu de "fraudar o regular encaminhamento dos trabalhos no Legislativo" -segundo o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), parlamentares votavam a favor do governo em troca de uma "mesada", supostamente paga pelo publicitário Marcos Valério por determinação de Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
O presidente do PTB, irmão do ex-deputado José Carlos Martinez [morto em 2003], disse que apresentará requerimentos similares, até o final da semana, contra o líder do PP na Casa, José Janene (PR), e o ex-líder da sigla Pedro Henry (MT). Ambos são acusados por Jefferson de envolvimento no escândalo do "mensalão".
Martinez rechaçou a versão de que o PTB teria adiado as representações contra o PP devido a uma possibilidade de acordo, supostamente chancelado pelo presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), para tentar evitar cassações de mandatos.
"Eu sou o presidente do partido e estava fora do país. Foi só isso, não vamos passar falsa impressão das coisas. Não ficou pronta [a representação] antes por falta de tempo hábil", disse: "Durante a semana se falava em pizza, então acabamos como o "pizzaiolo'".
Martinez negou que a iniciativa de ontem era uma tática para pressionar Dirceu. (SN)


Texto Anterior: Dirceu diz que não renuncia; Jefferson agora envolve Lula
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Duelo na planície: "V. Ex.ª provoca em mim instintos primitivos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.