São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Vento contra
Emissários de José Dirceu fizeram prospecções no STF para avaliar as chances de um eventual recurso do ex-ministro ao tribunal questionando a ação movida contra ele na Câmara. O resultado foi desanimador.

Questão de enfoque
Por trás das declarações públicas de otimismo, a estratégia de Dirceu é a de redução de danos. O deputado sabe que perderá o mandato. Espera, no entanto, conduzir seu processo de modo a não ser cassado como um "mensaleiro" qualquer.

Olha a cobra...
Ao longo do dia de ontem, circulou a história de que um grupo capitaneado pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (SP), anunciaria sua saída do Campo Majoritário do PT caso José Dirceu permanecesse na chapa que disputará a eleição interna no próximo dia 18.

...já passou
Mas, encerrada a reunião, permaneceram todos no Campo -e Dirceu na chapa. Mercadante foi até bastante conciliador em suas intervenções.

Sem fronteiras
É enganoso pensar que as resistências a Ricardo Berzoini, candidato "oficial" à presidência do PT após a desistência de Tarso Genro, estejam limitadas ao ramal paulistano do partido.

Em outra
Mas de fato há dificuldades com o PT-SP. Na próxima segunda-feira, a família Tatto, à frente de seu exército particular de militantes, deve anunciar apoio a Valter Pomar, um dos candidatos da esquerda partidária na disputa pela presidência.

Fúria das águas
Na quinta-feira à noite, num vôo Brasília-São Paulo bem servido de petistas, destacava-se a presença de Delúbio Soares. Para fazer jus ao apelido, o ex-tesoureiro desembarcou na cidade e encontrou... o dilúvio.

Em massa
A bancada de senadores do PT vai emagrecer mais. Além das saídas de Cristovam Buarque (consumada) e Delcídio Amaral (iminente), estão com um pé fora da sigla Saturnino Braga, Flávio Arns e Serys Slhessarenko. O PDT é o caminho mais provável do trio, mas há também o PSOL.

Linha direta 1
Era para ter sido sigiloso o depoimento, anteontem, de um dos acusados do assassinato de Celso Daniel. Um dos promotores, porém, ligou para o senador Romeu Tuma (PFL-SP) para relatar o que acabara de ouvir.

Linha direta 2
Ainda com o celular na mão, Tuma anunciou o conteúdo do depoimento durante sessão da CPI do Bingos. Por conta do incidente, a delegada do caso ameaça deixar a investigação.

Cabeça a cabeça
De Geraldo Alckmin, fazendo piada sobre a queda de braço entre os presidenciáveis tucanos: "Minha única disputa com o Serra é para ver quem é mais careca". Comentário do prefeito, presente ao mesmo evento: "E o pior é que essa disputa eu estou ganhando de longe".

Treino internacional
Alckmin embarca hoje para Munique (Alemanha), onde assina a adesão de São Paulo à Conferência de Chefes de Governos, espécie de G-7 de Estados dos principais países do mundo. De lá o governador segue para o Líbano com um grupo de empresários paulistas.

Visita à Folha
Edmundo Rondinelli Spolzino, superintendente da Receita Federal no Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Marcos Rodrigues de Mello, corregedor-geral da Receita.

TIROTEIO

Do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) sobre as idas e vindas do estilista Ivan Aguilar, que primeiro afirmou ter sido a Presidência a responsável pelo pagamento de roupas para Marisa, mulher de Lula, depois, o próprio marido e, agora, que fez tudo de graça:
-Já assistimos a esse filme. Em breve aparecerá algum amigo do presidente assumindo os pagamentos do guarda-roupa da primeira-dama.

CONTRAPONTO

Candidato misterioso

Arnaldo Madeira, chefe da Casa Civil do governo paulista, participou recentemente de uma inauguração de casas populares no interior. Lá se deparou com faixas de moradores pedindo a ampliação dos programas do Estado na área.
Articulador político do Palácio dos Bandeirantes, o secretário, alvo freqüente de ataques de adversários e também de fogo amigo, prestou especial atenção a alguns dos slogans:
"Chega de Madeira. Queremos alvenaria", "Madeira é passado; futuro, só com alvenaria", anunciavam as faixas estendidas pelos manifestantes.
Ao lado de correligionários e prefeitos, o próprio secretário, deputado federal licenciado e candidato à reeleição pelo PSDB, encarregou-se da piada:
-Puxa, até aqui tem gente contra mim. Preciso descobrir quem é esse tal de "alvenaria", que está com a bola toda".


Próximo Texto: Severino é acusado e se diz alvo de extorsão na Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.